Uma opção interessante para quem quer um pacote pronto, mas com amplas possibilidades de personalização e programação é o Plone. Esse sistema é um dos mais famosos produtos baseados na plataforma Zope, desenhada justamente para desenvolvimento de gerenciadores de conteúdo.
Conta com recursos avançados, como utilização de vários servidores para dividir o tráfego e sistema de cache, que agiliza a carga de páginas e protege contra ataques externos.
Apesar disso, instalar e configurar um site Plone não é complicado, dispensando até a instalação prévia de um servidor web. Confira o passo-a-passo para essa operação, a seguir, usando a versão do sistema para Windows.
Download e dados básicos
Comece baixando o pacote do Plone em aqui. Trata-se de um executável que inclui tudo, desde o Zope até os plug-ins necessários para o Plone. Rode o programa baixado para começar a instalação. Clique em Next e, a seguir, será necessário escolher a pasta de destino. Defina o local e clique em Next.
Conta do administrador
Agora, devemos definir um nome de usuário e senha para o administrador do sistema Plone, que será o primeiro a ter acesso completo às configurações do sistema. Digite essas informações e clique em Next para começar a cópia dos arquivos para a pasta escolhida. Depois de terminado esse processo, clique em Finish para concluir a instalação do Plone.
Primeira execução
Para rodar o Plone, acesse o menu Iniciar > Plone > Plone. Será executado o Plone Controller, um aplicativo que, como o nome indica, controla o funcionamento do site Plone. Logo de cara, verifique se a mensagem “Plone is running” está presente em sua janela. Caso contrário, pressione Start Plone. Clique, então, em View Plone, para acessarmos o site Plone.
Site padrão
O site Plone, em sua configuração padrão, deverá surgir no navegador padrão definido no Windows. Note que ele já conta com uma estrutura básica de site de notícias, com acesso à área de usuários e eventos. Mas ainda está em inglês e só conta com o administrador como usuário capaz de atualizar o conteúdo. Vamos modificar isso. Tecle o usuário e senha do administrador, definidos na instalação, e clique em Log In.
Configurações iniciais
Comece clicando em Site Setup. Acesse o link Language. Marque o item Show Country-Specific Language Variations, para habilitar as opções de português do Brasil e de Portugal separadamente. Escolha em Site Language a opção Brazilian Portuguese e clique em Save. Com isso, as páginas ficarão em português.
Servidor de e-mail
Antes de criar novos usuários, devemos configurar o servidor de e-mail para envio. Clique no link E-mail e preencha o endereço do servidor de SMTP a ser usado. Caso você não tenha nenhum na máquina do Plone ou na rede, uma opção básica que funciona é o Free SMTP Server. Depois, clique em Remetente do E-mail e preencha os dados para os e-mails do Plone.
Novos usuários
Para adicionar um novo usuário, clique em Usuários e Grupos. Depois, acesse Adicionar Novo Usuário. Tecle, então, o nome completo, login e e-mail do novo usuário, e pressione Registrar. Ele receberá uma mensagem com o link para cadastrar sua senha. Clique em Mostrar Todos e marque as permissões do novo usuário.
Dados do site
Para concluir, vamos mudar os dados básicos de nome e descrição do site. Clique no link Site, na barra lateral do Plone. Tecle um título e descrição para o site. Como em todo gerenciador de conteúdo, o Plone é bem prático e parte da diversão é mexer em suas configurações e explorar seus recursos.