Países com maior tráfego de arquivos ilegais ou piratas

por Jorge Marques.

Os EUA caíram do primeiro para o quarto lugar como país com maior número de arquivos protegidos por direitos autorais sendo trocados na internet.

A Espanha deu um salto para o primeiro lugar, seguida por Itália e França.

O Brasil ocupa a sexta posição, atrás do Reino Unido. Na tabela, é possível ver as posições dos 10 primeiros colocados do ranking em termos de notificações legais recebidas.

Veja a tabela de países com maior tráfego de arquivos ilegais ou piratas:

Tabela de países com maior tráfego de arquivos ilegais ou piratas

As leis de copyright frouxas de Espanha, Itália e França são apontadas como o principal motivo pela liderança no ranking. Já a queda dos EUA teria sido resultado da resposta dos provedores às exigências das gravadoras.

Se o argumento estiver correto, na França a situação deve mudar em relação ao relatório de 2009. O parlamento francês aprovou uma lei que permite que autoridades rastreiem downloads ilegais na internet e cortem a conexão de quem transgedir as regras por três vezes.

O BitTorrent continua sendo a principal forma de troca de arquivos protegidos por direitos autorais na internet, representando 90% dos casos, junto com o eDonkey.

Um programa de TV específico foi rastreado por uma semana tanto no BitTorrent quanto no eDonkey. Os resultados alcançados indicam que o eDonkey é utilizado especialmente na Europa, com muito mais usuários que o BitTorrent.

Curiosamente, o tempo de download no primeiro foi de dois quatro dias, enquanto no segundo ficou entre três e 11 horas.

Jorge Marques é Advogado e atua como responsável jurídico do Infoescravo.

Deixe seu Comentário