Opções de aplicativos para netbooks

O Windows XP e algumas distribuições Linux são os principais sistemas operacionais disponíveis na maioria dos netbooks.

E por que Linux? Para iniciantes, ele roda um pouco mais rápido que o XP, o que é perfeito para as fracas CPUs dos netbooks.

E também contribuem para diminuir um pouco mais o preço desses portáteis que já são baratos (veja mais informações no artigo ‘A opção Linux’ nesta série).

Mas no geral, os netbooks com Windows XP carregam poucos softwares. Algumas máquinas que testamos vieram com o OpenOffice.org –suíte de escritório baseada em Java – pré-instalado.

Lenovo IdeaPad S10: melhor resolução da telaPoucos se igualam ao IdeaPad S10 da Lenovo, que oferece uma útil ferramenta de recuperação chamada CyberLink OneKey Recovery 6.0 que cria configurações de backup, partições e estabelece pontos de restauração.

Praticamente todos os netbooks que testamos requerem que você faça o download do software que queira usar por conta própria.

Felizmente alguns facilitam a vida dos usuários de netbooks. O Google Pack Page, por exemplo, oferece bons (e populares) programas gratuitos para download, inclusive anti-spyware – desde Adobe Reader a RealPlayer e o Google Chrome, claro.

Outros aplicativos que sugerimos e que nenhum netbook deveria ficar sem são aplicativos gratuitos como CCleaner, Fresh UI, Paint.Net, Secunia PSI, Spybot Search & Destroy e Spyware Blaster.

Esperar que o Windows Vista funcione bem usando o fraco processador de um netbook é como esperar que um bebê consiga subir uma ladeira carregando um bloco de concreto.

Apesar disso a HP lançou seu modelo 2133 com o Vista Business Edition – e ninguém se surpreendeu quando seu processador Via C7-M rodou como se fosse um velocista fora de forma que tentava correr em uma pista com areia movediça.

Agora a Sony pensa que seu novo mini-notebook Vaio P, baseado no processador Intel Atom (e que insiste em não chamar de netbook) irá rodar o Windows Vista Basic.

Isto provavelmente é um esforço de desempenho, mas avanços nos futuros processadores de netbooks eventualmente farão até mesmo o Windows 7 uma opção aceitável. Rumores surgem dizendo também que o sistema operacional do Google, o Android, irá surgir nos netbooks ainda este ano. É esperar para ver.

« Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Autonomia da bateria dos netbooks 5 de julho de 2011
  2. Pingback: Os teclados limitados dos netbooks 5 de março de 2009
  3. Pingback: Telas em crescimento dos netbooks 5 de março de 2009
  4. Pingback: Netbooks para trabalhar ou jogar 5 de março de 2009

Deixe seu Comentário