O que é Vishing?

Aparentemente, sua conta foi bloqueada – você tem uma leve impressão de que tentou três vezes consultá-la sem sucesso?

Você não tem certeza, mas é possível. Agora uma ligação do seu banco está pedindo que você entre em contato por meio de um número específico de telefone para que possa desbloquear sua conta.

Tudo o que você precisa fazer é verificar os dados da sua conta e da sua identidade.

Você forneceu o número do seu cartão de crédito?

Talvez seja melhor você pensar um pouco mais sobre a questão. Se você fornecer suas informações, pode estar sendo uma das muitas pessoas vítimas do mais recente tipo de fraude, o vishing.

Mas, afina, o que é vishing?

Uma forma de crime relacionado à tecnologia: o vishing nada mais é do que o phishing ´por voz´. O ataque pode vir de uma simples ligação telefônica para sua casa, de um número de telefone listado em um e-mail que você recebeu, de um processo automático de discagem ou mesmo por meio do serviço de Voz sobre IP (VoIP).

Na realidade, o sistema VoIP está se mostrando um verdadeiro aliado para os vishers por ser capaz de manter o anonimato durante as chamadas – que podem ser geradas por baixo ou nenhum custo. Quando a ligação é realizada, é possível forjar a identidade que aparece no visor do telefone, fazendo o nome e o número parecerem ser de uma fonte legítima, por exemplo, a operadora do cartão do crédito ou o banco.

Com a crescente popularização do VoIP, não há dúvidas de que os fraudadores estão aumentando o número de ataques.

Então o que você pode fazer para se proteger? Apesar de vários prestadores de serviços VoIP, entre eles o Skype, atualmente bloquearem a identificação do lado que faz a ligação com o objetivo de efetivamente impedir o envio de informações falsificadas durante a comunicação, muitos outros prestadores de serviços não oferecem essa opção.

Mesmo que muitas e variadas forma de proteção tenham sido desenvolvidas para ajudar a poupar seus dados, seu software e hardware, quando se trata de vishing, um pouco de bom senso já pode ajudar bastante.

E apesar de algumas companhias também estarem trabalhando com filtros específicos para bloquear mensagens telefônicas do mesmo modo que o spam é bloqueado, não existem atualmente muitas versões de hardware ou software que ajudam a proteger as pessoas; e até que uma proteção específica, como os sistemas de autenticação on-line dos bancos, seja usada de forma ampla e adequada, muitas pessoas ainda serão vitimadas.

  • Se você não for capaz de identificar a pessoa que está ligando a partir da identificação da chamada, deixe sua secretária eletrônica atender. Você decide depois se deve ou não retornar a ligação.
  • Nunca revele suas informações pessoais – uma tática que funciona em qualquer tentativa de fraude. Você não revelaria essas mesmas informações ao receber um e-mail não solicitado de seu banco, então por que faria isso no caso de uma ligação telefônica?
  • Ao receber qualquer telefonema se dizendo ser da operadora de cartão de crédito e você não tiver certeza absoluta de que é verdade, simplesmente peça para aguardar e ligue de outro telefone para o número de telefone que consta na parte posterior do seu cartão. Se você verificar que se trata de uma de fraude, reporte a tentativa de vishing para seu prestador de serviço VoIP e ao seu banco.

E se o pior acontecer e você desconfiar que foi vítima de vishing, entre em contato com seu banco ou operadora de cartão de crédito imediatamente e declare o número do cartão como roubado.
Atender uma ligação pode ser algo simples, mas às vezes vale a pena escapar dessa.

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