Qual é o melhor formato de imagem para captura de tela?

Qual seria o melhor formato de imagem pra salvar quando fazemos um print da tela?
Léo Medeiros

A pergunta vem em boa hora, Léo. A qualidade dos “prints”, ou seja, imagens, screenshots ou ilustrações capturadas que você utiliza em suas apresentações ou em seu site pode fazer grande diferença.

Você pode usar a boa e velha tecla Print Screen, a captura de tela inteligente do Windows Vista ou qualquer outra ferramenta profissional para capturar a imagem da tela ou de seu desktop mas, ainda assim, os requisitos básicos continuam os mesmos – a imagem final precisa ser de alta qualidade mas o tamanho do arquivo não deve ser muito exagerado.

Atualmente PNG, JPG e GIF são os três formatos de imagem mais comuns para captura de imagens.

É claro que existe ainda outro formato chamado BMP, mas raramente se usa por motivos óbvios. 

Texto & Clipart – Se você estiver capturando a imagem de um bloco de texto, sempre use GIF ou PNG – as screenshots são claras e o tamanho do arquivo continua pequeno.

Imagem da Área de Trabalho – Se você precisar capturar uma determinada janela aberta, caixas de diálogo, o Windows Explorer, prompt de comandos DOS, imagens do Google Maps ou qualquer outra janela de abertura de programas (as chamadas “splash”) – use o formato PNG.

A vantagem do PNG é que ele preserva todas as cores e dá uma imagem final muito mais refinada, em comparação com o JPG. Veja esta splash do Photoshop salva em JPEG e PNG e repare a diferença na qualidade:

Vídeos & Fotografias – Se vai tirar o print de um vídeo (do YouTube, por exemplo), imagens do Google Earth, video games, animações Flash, wallpapers ou fotografias – vá sempre de JPG, já que o tamanho do arquivo de imagem precisa ser menor sem que se perca na qualidade.

Para se ter uma idéia, este vídeo do YouTube teria 92kb se fosse salvo em formato PNG mas caiu para 20kb quando salvo em JPG. E não se nota uma diferença significativa na qualidade.

Deixe seu Comentário