Novo kit de desenvolvimento para Android pode melhorar jogos

Desenvolvedores agora tem acesso direto à GPU via OpenGL

por Antonio Blanc

Quem já usou um iPhone para jogar provavelmente se impressionou com os gráficos de jogos como ‘Real Racing’, ‘Nova’ e muitos outros, que não deixam a desejar em comparação a consoles portáteis como o PSP.

Por outro lado, os jogos para Android, com raras exceções (como SpeedForge) trazem gráficos muito mais simples.

Felizmente para os mobile gamers, uma atualização no kit de desenvolvimento para o Android lançada recentemente pelo Google pode ajudar a diminuir esta diferença.

A versão r3 do Android NDK (Native Development Kit) tem como um de seus destaques a possibilidade de acesso direto à GPU dos aparelhos usando OpenGL ES 2.0, em programas escritos para o sistema operacional Android 2.0 ou superior. Isso possibilita o uso de recursos como vertex shaders e fragment shaders, essenciais para os efeitos especiais nos jogos de última geração, além de facilitar o trabalho dos desenvolvedores.

O Android NDK é o segundo kit de desenvolvimento disponível para programadores interessados no sistema operacional Android. O kit “recomendado” é o Android SDK ( Software Development Kit), onde o programador desenvolve em Java. Com o NDK é possível escrever bibliotecas em C ou C++, muito mais rápidas, e ligá-las a um executável Java, o que resulta em ganho de desempenho no aplicativo. Em contrapartida, perde-se a portabilidade: smartphones Android usam uma ampla variedade de processadores, e bibliotecas nativas tem que ser recompiladas para cada um deles, ao contrário dos executáveis Java que são “universais”.

O Android NDK r3 inclui um simples exemplo de código, mostrando como acessar os novos recursos gráficos. Mais informações estão disponíveis no site oficial do kit de desenvolvimento, em bit.ly/denA4v.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário