Nova versão do AVG Anti-Virus Free

AVG Anti-Virus Free dispensa apresentação, sendo um dos antivírus mais populares e respeitados do mundo.

Este programa serve como ferramenta para que você mantenha seu computador protegido contra a ação dos mais variados tipos de pragas virtuais — incluindo vírus, spywares, worms e trojans.

Atualmente, nossa rotina na frente do computador é quase todo o tempo online, nos deixando muito suscetíveis a ataques de malwares.

Assim, a ideia central deste aplicativo é evitar que a sua máquina acabe contaminada, realizando essa prevenção por meio das proteções em tempo real.

Entretanto, o AVG Anti-Virus Free também faz o tratamento de infecções que já estejam instaladas no disco rígido, eliminando os conteúdos maliciosos invasores.

O programa está em português e é completamente gratuito para o uso, ou seja, você não tem desculpa para não experimentá-lo.

Na hora da instalação

Logo no início do processo de instalação do programa, uma tela é exibida perguntando se você deseja instalar o antivírus (“Antivírus Free”) ou a suíte de segurança (“Internet Security Trial”).

Para fazer a instalação da primeira alternativa, marque a opção “Proteção básica” e clique em “Avançar” para continuar a operação.

Em seguida, é perguntado se você deseja fazer a “Instalação expressa” ou a “Instalação personalizada”.

Se você optar pela primeira alternativa, será adicionada a barra de ferramentas do AVG ao seu navegador; para evitar essa personalização, comece selecionando a segunda opção e continue o procedimento.

nova-versao-do-avg-anti-virus-free-02

Feito isso, a primeira tela indica os componentes a serem instalados, e basta avançar.

Na seguinte, no entanto, desmarque a alternativa para usar o AVG toolbar e prosseguir com a operação normalmente. Ao final, o programa solicita que você registre o produto criando uma conta com o seu email.

Visão geral da máquina

Logo após concluir a instalação, o AVG Anti-Virus Free inicia automaticamente a atualização da base de dados.

Embora o procedimento possa ocupar alguns instantes, é essencial que ele seja concluído para garantir a segurança do seu computador.

Ao entrar no aplicativo, a tela principal é aberta, apresentando módulos disponíveis tanto no antivírus quanto na ferramenta de segurança integrada da empresa.

Por isso, você percebe que algumas delas, como o Firewall, estão desativadas.

Entre as funcionalidades disponíveis e funcionais, você encontra menus que permitem a configuração da proteção de emails (verificando tanto mensagens recebidas quanto enviadas), do mecanismo que previne o roubo de identidade e violação de privacidade e da função que averigua sites vulneráveis.

nova-versao-do-avg-anti-virus-free-03

Caça aos malwares

A análise por vírus pode ser realizada a partir da tela inicial, clicando no botão “Verificar agora”.

Feito isso, o rastreamento completo é iniciado imediatamente e você pode acompanhar o andamento da operação em tempo real.

Entretanto, caso você queira escolher o tipo de verificação a ser executada, clique no botão com o ícone de uma engrenagem, ao lado da alternativa citada.

O AVG Anti-Virus Free oferece três tipos de verificação para o sistema.

Você pode escolher a opção “Verificar todo o computador” para fazer a análise profunda da máquina.

Esse procedimento costuma demorar um pouco mais, mas vale a pena executá-lo de tempos em tempos para garantir a segurança do seu disco rígido.

A segunda alternativa, “Verificar arquivos ou pastas”, é a análise personalizada, na qual é possível varrer apenas diretórios específicos.

nova-versao-do-avg-anti-virus-free-04

Por último, se você utilizar a opção “Verificação Anti-Rootkit”, a análise é direcionada para esse tipo de ameaça, cobrindo todo o sistema de arquivos.

Ao final de qualquer um desses procedimentos, o programa exibe um relatório com os resultados.

Se houver alguma ocorrência, você pode selecioná-la e solicitar que o programa tome a ação necessária para resolver o problema.

Download

Deixe seu Comentário