Livre-se das Cópias de Sombra no Windows

Quando você instala um programa novo, atualiza os drivers de um dispositivo ou aplica alterações em seu computador, o Windows guarda automaticamente um instantâneo de seu sistema antes de realizar as alterações.

Isto é útil porque se algo para de funcionar após a instalação, você consegue restaurar facilmente seu sistema à última configuração válida.

Além de arquivos de sistema, o Windows também guarda cópias de backup de arquivos em seu computador (como documentos, imagens, etc.), que podem até ser bem úteis caso você modifique acidentalmente ou exclua os arquivos originais. Tecnicamente, estas cópias são conhecidas como “shadow copies” ou Cópias de Sombra, e este recurso está disponível em todas as edições do Windows Vista e do Windows 7.
Livre-se das Cópias de Sombra no Windows
Se você já vem usando seu computador por algum tempo, o espaço utilizado em disco por Pontos de Restauração e Cópias de Sombra podem chegar facilmente a muitos gigabytes.

Você pode também remover todos os pontos de restauração do seu sistema ou, se quiser ficar mais seguro ainda, pode manter os novos pontos de restauração e se livrar dos mais antigos.

Para isto basta clicar no botão de Iniciar do Windows e digitar cmd na caixa de pesquisa (não no Executar). Agora pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o prompt de comando com privilégios de Administrador.

Clique em SIM se aparecer a janela de Controle de Acesso de usuário.

Agora digite o seguinte comando para remover apenas as cópias de sombra antigas:

c:>vssadmin delete shadows /for=c: /oldest

Ou, se o seu sistema estiver funcionando normalmente, use o comando abaixo para remover todas as cópias de sombra:

c:>vssadmin delete shadows /for=c: /all

A Linha de Comando é mais rápida mas se você preferir a opção visual, inicie a ferramenta de Limpeza de Disco no menu Iniciar e escolha Limpar Arquivos de Sistema. Vá até a guia “Mais Opções” e escolha “Limpar”, em Restaurar Sistema, e Cópias de Sombra, para deletar todas exceto os mais recentes pontosno disco.

Uma Resposta

  1. João Paulo Moura 8 de outubro de 2015
  2. Pingback: Modos de liberar espaço no HD : Infoescravo 23 de fevereiro de 2012

Deixe seu Comentário