Linksys tem novo roteador wireless-N sem antenas

A Linksys, empresa do grupo Cisco Systems, acaba de lançar o roteador modelo WRT160N (449 reais).

O produto segue o padrão 802.11n, que há anos está para ser padronizado oficialmente pela Wi-Fi Alliance e agora em setembro foi aprovado, como mostra aviso no blog da empresa.

O padrão n, em comparação com o anterior, g, oferece mais velocidade, nominalmente em 300 Mbps (megabits por segundo). O padrão G trabalha a 54 Mbps.

Em termos de acesso à internet por banda larga, isso não faz diferença (as conexões domésticas e mesmo as contratadas pelas pequenas empresas não chegam nem perto dessa velocidade).

Entretanto, usado para troca de dados em redes sem fio, a taxa de transferência é até seis vezes mais rápida que o padrão g.

Roteador wireless 802.11n sem antenas

Além disso, o padrão antigo  utiliza apnas um canal de frequência para transmitir os dados.

Já o padrão n utiliza dois canais com mais de duas antenas emitindo sinais simultaneamente, cobrindo pontos cegos que o padrão anterior deixava descobertos.

Com isso, o ganho da distância de um roteador é até quatro vezes maior.

O WRT160N também acompanha software de instalação de nome LELA – Linksys EasyLink Advisor. Totalmente em português, o programa automaticamente faz a instalacão da rede e ajuda a mantê-la altamente segura e conectada, além de avisar o usuário sobre atualizações e configurar outros dispositivos e computadores. Para os usuários mais leigos, a aplicação simplifica a instalação e manutenção da rede sem fio, mostrando, passo a passo, o procedimento, sem exigir conhecimentos técnicos ou senhas.

O programa também monitora, em tempo real, os computadores e dispositivos conectados a ele, permitindo, com dois cliques, o bloqueio de um usuário não autorizado em sua rede. O design é bem diferente dos padrões comuns de roteadores e não possui antenas externas. Segundo a Linksys, esse fato não altera em nada o desempenho do roteador.

Uma Resposta

  1. Gilberto 29 de maio de 2010

Deixe seu Comentário