Leia isto antes de instalar o Windows 8

Como divulgamos aqui ontem, o Windows 8 já pode ser testado em seu computador. A nova versão beta do Windows 8 já pode ser baixada e o download vem direto da Microsoft; nada de versões piratas.

A boa notícia é que as configurações mínimas necessárias para instalar o Windows 8 são menos rigorosas, assim, sua máquina certamente atende às especificações para rodar o Windows 8.

Requisitos de Sistema para instalar o Windows 8

Qualquer máquina equipada com 1 GB of RAM, 16 GB de espaço em disco e processador de 1 GHz é capaz de rodar o Windows 8. É necessário ter um minimo de 2 GB de RAM, se você quiser instalar a versão 64-bit do Windows 8.

Devo fazer download do Windows 8 Setup ou da imagem ISO?

Como você deve ter notado na página de download, a instalação do Windows 8 pode ser feita de duas formas:

  1. Você pode usar o caminho mais fácil baixando o programa Windows 8 Setup – que é a opção padrão.
  2. Uma alternativa é fazer download da imagem ISO do Windows 8.

Se você planeja instalar o Windows 8 em seu computador atual, seja numa partição diferente (para dual-boot) ou apenas para substituir seu Windows, o programa de Setup é uma boa opção.

Note que os programas instalados só serão preservados se você estiver atualizando a partir do Windows 7 para o Windows 8. Se você pretende instalar o Windows 8 apagando o Windows XP ou Vista, apenas os arquivos serão preservados, e não os softwares que você tinha.

A imagem ISO pode ser mais útil em outras situações, como:

  1. Seu computador tem um processador x64 mas está rodando a versão 32-bit do Windows. Se você quiser instalar a v ersão 64-bit do Windows 8, faça o download da ISO 64-bit.
  2. Você um usuário de Mac e quer instalar o Windows 8 em seu iMac / Macbook usando o Bootcamp.
  3. Você quer instalar o Windows 8 em vários computadores. Faça download da ISO, queime em um DVD (ou crie um pen drive USB para boot).
  4. Você quer rodar o Windows 8 como Máquina Virtual dentro de seu Windows atual.
  5. Você está rodando Windows XP.

A senha universal (product key) para o Windows 8 é NF32V-Q9P3W-7DR7Y-JGWRW-JFCK8.

Meus programas vão rodar no Windows 8?

Antes de usar a imagem ISO do Windows 8, rode este utilitário de setup, que mostra uma lista de todos os programas e drivers de  hardware em seu sistema que sejam compatíveis com o Windows 8. Você também pode visitar esta esta página para ver uma lista com todos os softwares que rodam no Windows 8.

Qual opção escolher?

Você pode ter o Windows 8 em seu computador de três maneiras – você pode instalar o Windows 8 lado-a-lado (conhecido como dual-boot), como uma máquina virtual (para rodar em seu Windows atual, como qualquer outro software) ou o Windows 8 pode ser seu sistema principal (aí não há volta).

Se você quiser apenas experimentar o Windows 8, sem prejudicar suas configurações a melhor opção é a Máquina Virtual. Se você tiver uma partição vazia ou sabe criar uma (é fácil), use a opção de dual-boot. Se você tiver um outro computador, pode optar por substituí-lo pelo Windows 8.

Deixe seu Comentário