Lançado o iOS 8 – Veja as novidades

A Apple apresentou nesta segunda-feira (02) a oitava edição do sistema para iPhones e iPads, que conta com novas tecnologias que otimizam a digitação, pesquisa de informações e integração com outros aparelhos da marca.

O anúncio foi feito durante a conferência anual para desenvolvedores da empresa, a WWDC, cuja 25ª edição acontece nesta semana em San Francisco, na Califórnia.

O novo sistema deve ser lançado oficialmente em outubro, junto com a nova edição do iPhone, como a companhia tradicionalmente faz.

A versão do software para desenvolvedores está disponível a partir de hoje.

Com o chamado HealthKit, os dispositivos móveis da Apple podem monitorar a saúde dos usuários. O app Health poderá agregar informações, como nível de glicose, pressão sanguínea, peso, calorias gastas, e alertar médicos se necessário (este último recurso disponível somente nos EUA). Serão usados produtos de outras empresas para aferir a condição de saúde do usuário.

A Nike foi a única citada na apresentação, cuja pulseira fitness é chamada de FuelBand. Por enquanto, o famigerado iWatch, que seria o relógio inteligente da empresa, não foi anunciado. A Apple não revelou mais detalhes.

Além disso, há um aplicativo chamado de Family, que permite que toda a família tenha acesso aos conteúdos comprados no iTunes Store (músicas, filmes e programas de TV) pelo mesmo cartão de crédito, não importa qual conta o tenha adquirido. Seis contas podem compartilhar os dados.

A assistente pessoal também ganhou novas funções, como a integração com o Shazam, que permite reconhecer músicas que estão tocando perto do iPhone, e o suporte a comandos de voz por streaming. Haverá suporte a 22 novos idiomas.

Lançado o iOS 8 - Veja as novidades

Notificações interativas – Agora é possível responder mensagens diretamente na aba de notificação, sem precisar mudar de aplicativos. Basta delizar o dedo de cima para baixo na tela para que apareça um teclado virtual para responder mensagens de texto de diversos aplicativos. Outra novidade é que pressionando duas vezes o botão home, uma lista de contatos favoritos é exibida.

E-mails – O aplicativo de e-mails também foi reformulado, com atalhos simples para deletar rapidamente as mensagens apenas deslizando o dedo para a esquerda.

Spotlight – O Spotlight também ganhou novas funções, como pesquisar aplicativos, locais e informações na internet.

QuickType – O teclado ganhou uma nova tecnologia, chamada de QuickType, que, assim como no Android, sugere qual será a próxima palavra digitada. Há suporte ao idioma português brasileiro.

Continuity – Assim como no Mac OS X Yosemite, é um pacote de funções que permitem a comunicação entre dispositivos da Apple que estão em uma mesma rede Wi-Fi. É possível retomar tarefas realizadas no Mac OS X ou no iPad por meio da função HandOff. Arquivos podem ser trocados entre os aparelho pelo AirDrop, e, além disso, é possível atender chamadas de voz e responder mensagens de texto do iMessage diretamente em um Mac.

Mensagens – O iMessage ganhou suporte a grupos de amigos. O usuário pode adicionar, remover ou sair do grupo. O app também permite o envio de mensagens de voz. Ambas funções são populares no aplicativo WhatsApp, comprado pelo Facebook neste ano por 19 bilhões de dólares.

iCloud Drive – Pasta de armazenamento na nuvem da Apple, o iCloud Drive terá versões para iOS, Mac OS X e, surpreendentemente, Windows. Ou seja, serviço concorre com Dropbox e Google Drive.

Fotos – O aplicativo Fotos agora também ganha armazenamento na nuvem do iCloud, como faz o Dropbox ou o Google+.  O diferencial é que a Apple permite buscar fotografias por local ou época.

Deixe seu Comentário