IR 2009: o que muda na entrega da declaração online

São duas as principais mudançasna declaração do Imposto de Renda, deste ano:

1. Uma nova versão do software do IRPF, mais amigável
2. Horário estendido para declarar seus rendimentos

Mas há outras modificações.

Entre as 8 da manhã desta segunda-feira (02/03) e a meia-noite do dia 30 de abril, você vai poder enviar pela internet a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2009, ano-base 2008.

Este ano, há algumas mudanças que envolvem o processo para declarar o IRPF, como alterações significativas no software, isenção de recibo e horário máximo estendido. Confira os detalhes.

Software

A nova edição do software IRPF2009, necessário para o processo, passa a ser única.

Desta vez, a versão para deficientes é a mesma do programa geral”

Até então, os deficientes tinham que baixar um software específico.

Outra mudança no software é sua interface, que está mais amigável. Ele também facilita a impressão, pois gera a declaração completa, com recibo, em arquivo PDF.

Até 2008, se o usuário tivesse o arquivo da declaração, era preciso usar o programa da Receita Federal para imprimir o documento. Uma versão de testes do IRPF2009 foi divulgada em dezembro do ano passado.

Recibo: alerta contra fraude

Outra mudança deste ano é que os usuários não precisam mais do recibo da declaração do ano anterior. Mas continua recomendado seu uso para evitar fraudes.

Com o número, evita-se que alguém de má fé envie a declaração no seu lugar. Se declarar com o recibo, o documento que está na base sem o número será substituído pelo novo.

Limite de horário

Para os atrasados, uma boa notícia. O prazo do último dia, 30 de abril, foi estendido de 20h para a meia-noite. Mas a atitude em nada tem a ver com possibilidades de pane por excesso de envio das declarações.

A expectativa para este ano é que o total de declarações entregues salte das 24,3 milhões registradas no ano passado para 25 milhões.

Deixe seu Comentário