Golpes usam vítimas de tragédia em Santa Catarina

Cuidado: Alguns criminosos estão enviando e-mails em nome da Defesa Civil pedindo doações e fornecendo números de contas para depósito.

por Daniel dos Santos

Não dá para esperar que criminosos tenham bom coração.

Mas é difícil não ficar revoltado com a ação dos bandidos em momentos de profunda dor, como a tragédia de Santa Catarina, que já contabiliza mais de 110 mortos e 78 mil desabrigados/desalojados.

Pois circulam pela internet vários e-mails em nome da Defesa Civil pedindo doações para as vítimas do desastre, com o objetivo de se apoderar do dinheiro de pessoas dispostas a ajudar.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as mensagens de correio eletrônico trazem números de contas para depósito que não são os oficiais.

Vale lembrar, também, que criminosos costumam utilizar esses momentos de tragédia para disseminar falsos vídeos e fotos “exclusivos” ou criar sites falsos. O objetivo, nesses casos, é fazer com que o destinatário ou visitante clique em malwares, que servem para furtar dados como números de cartões de crédito ou senhas bancárias.

Para ter acesso às formas corretas de doação (assim como a outras informações sobre a tragédia), visite os endereços www.defesacivil.sc.gov.br e www.desastre.sc.gov.br/.

Deixe seu Comentário