Fazendo Backup de Arquivos e Pastas no Windows XP

Se você quiser salvar seus dados de maneira segura, recomendamos utilizar o software fornecido pela Microsoft, o Windows XP Backup.

Se você tem o Windows XP Professional ou Windows XP Media Center, o software já está instalado. Se você é usuário do Windows XP Home Edition, precisa instalar a ferramenta.

Como instalar

Para instalar manualmente o Backup no Windows XP Home Edition:

1. Entre no CD-ROM do Windows XP Home Edition e navegue por este caminho:

Unidade de CD-ROM:VALUEADDMSFTNTBACKUP

Clique duas vezes no arquivo Ntbackup.msi.

2. Quando o assistente terminar, clique em Concluir.

Como Fazer o Backup de Arquivos e Pastas no XP Home Edition

Depois de instalar o utilitário de backup a partir do CD, siga o seguinte procedimento para fazer um backup de seus arquivos e pastas.

1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os ProgramasAcessóriosFerramentas de Sistema, e então clique em Backup.
2. Depois que o Assistente para restauração ou o Assistente para recuperação for iniciado, clique em Modo avançado.

NOTA: Se o Assistente para restauração ou o Assistente para recuperação não for iniciado automaticamente, clique em Assistente para restauração no menu Ferramentas para fazer o backup dos arquivos.

3. Clique na guia Backup.
4. Clique em Novo na guia Trabalho.
5. Marque as caixas de seleção correspondentes às unidades para as quais você deseja fazer o backup.

Se você quiser selecionar determinados arquivos ou pastas, basta expandir a unidade em que eles estão localizados, e clicar nas caixas de seleção próximas aos arquivos ou pastas para os quais você deseja fazer o backup.
6. Marque a caixa de seleção Estado do sistema localizada no painel à esquerda de Meu computador.

NOTA: Se quiser fazer o backup das configurações do seu computador, além dos arquivos de dados, a Microsoft recomenda que você faça o backup de todos os dados contidos em seu computador mais os dados do Estado do sistema, que inclui itens como o registro, o banco de dados de registro da classe COM+, os arquivos da Proteção de arquivo do Windows e os arquivos de inicialização.

7. Na lista Destino do backup, clique no destino que você deseja usar.
8. Se você tiver clicado em Arquivo no passo anterior, digite o caminho completo e o nome de arquivo para o qual deseja fazer o backup na caixa Mídia de backup ou nome do arquivo.

NOTA: Você também pode especificar um compartilhamento de rede como destino para o arquivo de backup. Normalmente, os arquivos de backup têm a extensão de nome de arquivo .bkf; no entanto, você pode usar qualquer extensão.

9. Clique em Iniciar Backup.
10. Em Caso a mídia já contenha backups, siga um dos seguintes passos:
* Se você quiser acrescentar este arquivo de backup aos arquivos de backup anteriores, clique em Acrescentar este backup à mídia.
* Se você quiser sobrescrever os arquivos de backup anteriores por este, clique em Substituir os dados na mídia por este backup.
11. Clique em Avançado.
12. Marque a caixa de seleção Verificar dados após o backup.
13. Na guia Tipo de backup, clique no tipo de backup que você deseja criar.

Você pode selecionar qualquer um dos seguintes tipos de backup:

Normal
Cópia
Diferencial
Incremental
Diário

Quando você clica em um tipo de backup, é exibida uma descrição em “Descrição”.
14. Clique em OK, e em Iniciar backup.
15. Quando o backup estiver completo, clique em Fechar.

Se quiser fazer o backup do seu computador, a Microsoft recomenda que você faça o backup de todos os dados do seu computador e do Estado do sistema, que inclui o registro. Você só pode fazer o backup dos dados contidos no Estado do sistema em um computador local. Você não pode fazer o backup dos dados contidos no Estado do sistema em um computador remoto.

Como Restaurar os Arquivos e Pastas

Para restaurá-los, execute as seguintes etapas:

1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programasAcessóriosFerramentas do sistema › clique em Backup. O Assistente para restauração ou o Assistente para recuperação é aberto.
2. Clique em Modo avançado.
3. Clique na guia Restaurar e gerenciar mídia.
4. Execute uma das seguintes etapas:
* Se quiser restaurar a partir de um arquivo de backup, basta expandir Arquivo e o arquivo de backup desejado. Por exemplo, expanda Backup.bkf (criado em 01/01/2002 às 1:15 PM). Por padrão, o backup inclui a data e a hora do backup como parte do nome do arquivo.
* Se quiser restaurar a partir de um backup de fita, expanda o dispositivo de fita desejado e o nome da mídia desejada. Por exemplo, expanda Travan e expanda Mídia criada em 01/01/2002 às 1:15 PM.
5. Marque as caixas de seleção correspondentes às pastas que você deseja restaurar. Caso você queira ser mais específico em suas seleções, clique duas vezes na pasta desejada e marque as caixas de seleção correspondentes às pastas ou aos arquivos que deseja restaurar.
6. Se você estiver restaurando todo o sistema operacional, marque a caixa de seleção Estado do sistema.

Observação: Se você desejar restaurar o sistema operacional e seus arquivos de dados, restaure os dados do Estado do sistema. Os dados do Estado do sistema incluem o Registro, o banco de dados de registro da classe COM+, os arquivos da Proteção de arquivo do Windows e os arquivos de inicialização.

Importante: Certifique-se de que a instalação atual do Windows esteja no mesmo nível de service pack do seu backup do sistema operacional, antes de restaurar um backup completo. Por exemplo, se você restaurar um backup completo que contenha o SP1 (Service Pack 1), verifique se ele está instalado na instalação atual do Windows.

Na caixa Restaurar os arquivos em, execute um dos seguintes métodos:
* Clique em Local original se você quiser restaurar os arquivos para o local pelo qual você fez o backup. Use esta seleção ao restaurar todo o computador.
* Clique em Local alternativo se quiser restaurar um arquivo (ou arquivos) para um outro local do disco rígido. Digite o local desejado na caixa Local alternativo. Use esta seleção para impedir que a operação de restauração sobrescreva arquivos já existentes no computador.
* Clique em Pasta única se você quiser restaurar um arquivo (ou arquivos) para uma única pasta do disco rígido. Digite o local desejado na caixa Local alternativo. Use esta seleção para separar os arquivos restaurados ou as pastas a partir dos demais arquivos no disco rígido.
8. No menu Ferramentas, clique em Opções.
9. Clique no método que você deseja para fazer backup ao restaurar um arquivo que já esteja no computador e clique em OK. O backup usa essa seleção para determinar se deve sobrescrever um arquivo já existente somente quando restaurar um arquivo em uma pasta que já o contenha.

Observação: Se você restaurar o sistema operacional, clique em Sempre substituir o arquivo no computador.
10. Clique em Iniciar restauração.
11. Se você receber a seguinte mensagem, clique em OK caso queira restaurar as informações do Estado do sistema com o backup selecionado:

Aviso: A restauração do estado do sistema sempre substituirá o Estado do sistema atual, a menos que a restauração seja feita para um local alternativo.

12. No prompt Confirmar restauração, clique em OK. Uma caixa de diálogo Progresso da restauração aparece e a restauração é iniciada.
13. Quando a restauração estiver completa, clique em Fechar. Se você for solicitado a reiniciar o computador, clique em Sim.

Veja o vídeo original da Microsoft sobre backup de arquivos e pastas (em inglês)

Note: Os métodos descritos aqui não preservam os programas instalados — apenas dados.

Fazendo Back up no Windows Vista | Fazendo Back up no Windows 7

3 Comments

  1. Underground 3 de dezembro de 2010
    • Mariana 4 de dezembro de 2010
  2. hexageadospfc 3 de dezembro de 2010
  3. Pingback: Como fazer backup do PC 6 de maio de 2009

Deixe seu Comentário