Estabeleça e faça cumprir as suas prioridades

Da série ‘10 dicas para equilibrar vida pessoal e trabalho

Muitas pessoas que querem promover mudanças em suas vidas falham porque primeiro refletem exatamente o que eles querem fazer de forma diferente, diz Kathie Lingle, diretor da Alliance for Work-Life Progress.

Por isso, o passo número 1 deve sempre ser estabelecer as prioridades, segundo ela.

“Tenha isso de forma clara em sua mente e, em seguida, trabalhe por elas”.

Se o seu objetivo é participar mais ativamente de sua comunidade ou dar mais atenção aos relacionamentos pessoais, você vai precisar obter tempo para essas prioridades limitando sua jornada de trabalho – mesmo que isso signifique dizer ‘não’ aos projetos extras ou a uma promoção.

Brian Schultz, que atua no Battelle Memorial Institute, tentou esse exercício quando trabalhou como gerente no gerenciamento de riscos na Arthur Andersen LLP. Ele não queria seguir a mesma rotina dos demais executivos que conhecia e que sacrificavam sua vida pessoal em jornadas de 60 horas semanais.

“Desde o princípio, eu estabeleci uma lista de prioridades: Deus, família, país, comunidade e companhia”, explica Schultz. “A companhia ficou por último. Se você leva isso a sério, é claro, vai acabar morando na rua. Por isso é importante que haja um balanceamento entre esses compromissos”, afirmou.

Schultz deixou a Arthur Andersen em 2000 porque não queria se sujeitar a uma jornada de 14 horas diárias e finais de semana. Em vez disso, ele encontrou uma posição em outra companhia que oferecia um trabalho desafiante, mas permitia que ele respeitasse o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: 10 dicas para equilibrar vida pessoal e trabalho 14 de dezembro de 2009

Deixe seu Comentário