Ecossistemas e a Hora do Planeta – Vamos apagar a luz?

Neste Ano Internacional da Biodiversidade, 2010, o WWF-Brasil chama a atenção, também, para a necessidade de proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres e aquáticos como uma maneira de defendermos a vida em nosso planeta.

Especialistas apontam que as mudanças climáticas irão provavelmente provocar o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos como temporais e secas.

São, portanto, necessárias e urgentes ações que tenham por objetivo enfrentar situações climáticas mais severas e seus impactos como, por exemplo, erosão, assoreamento de corpos d’água e aumento das enxurradas, e suas consequências, como as enchentes, que já mataram dezenas de pessoas só este ano no Brasil.

E a melhor maneira de nos preparamos para resistir a esses impactos é a conservação da natureza, dos seus ecossistemas. Daí advém a importância do respeito e cumprimento ao Código Florestal Brasileiro, que já estabelece medidas de proteção ao meio ambiente, fundamentais para a nossa adaptação às mudanças climáticas, evitando a escassez de água e a consequente queda na produção de alimentos e também o excesso de água, que causa as enchentes que devastam nossas cidades e as vidas de milhares de pessoas todos os anos. Este ano, somente em São Paulo, 74 pessoas morreram em consequência das chuvas.

A manutenção e criação de áreas protegidas e a preservação e recuperação das matas ciliares e nascentes tornam-se, portanto, mais do que simplesmente necessárias à conservação dos ecossistemas e dos recursos hídricos.

As matas ciliares prestam importantes serviços ambientais: atenuam a erosão, protegem os rios, corpos d´água e sua biodiversidade e armazenam carbono e são corredores biológicos importantes por onde vive e transita a fauna. Ou seja, são importantes para a redução das emissões, conservação da biodiversidade e para a adaptação às mudanças climáticas.

Assim, sua proteção ganha importância ainda maior e passa a ser uma medida de adaptação e prevenção aos impactos futuros; de proteção ao indivíduo e à coletividade; e de incentivo ao desenvolvimento econômico e social.

Dessa maneira, o gesto simples de apagar as luzes no Brasil durante a Hora do Planeta 2010 chamará a atenção para as mudanças climáticas e a importância da proteção dos ecossistemas, terrestres e aquáticos, para nossa sobrevivência e qualidade de vida. De que lado você está?

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Perguntas e respostas sobre a Hora do Planeta 27 de março de 2010

Deixe seu Comentário