É melhor desligar o PC todo dia ou deixá-lo sempre ligado?

por Robert Strohmeyer

Por algumas décadas, muitas pessoas – incluindo algumas mentes brilhantes da TI – me disseram que é melhor deixar o PC ligado todo o tempo, em vez de desligá-lo de noite e ligá-lo novamente na manhã.

Se você nunca desligasse seu computador, estenderia a vida útil de sua máquina e teria menos problemas, pois o processo de desligar e ligar desgastaria o sistema.

Perguntei a alguns experts em tecnologia da HP, Seagate e outras grandes companhias e ninguém soube explicar como esse rumor surgiu. Mas todos concordam com uma coisa: é mito.

“Se você não se importa com o consumo de energia ou com o carbono liberado, não há grande problema em deixar seu PC ligado”, diz Ken Bosley, veterano com 12 anos no Grupo de Sistemas Pessoais da HP, e que passou anos pesquisando a segurança do HD. “Mas você não deveria gastar energia pensando em estender a vida útil de um computador”, completa.

Bosley desconsidera a noção de que desligar e ligar um PC agrega estresse indevido aos componentes, constatando que a maioria dos sistemas é aposentada não devido a falhas no hardware, mas por conta de obsolescência.

Quem acredita nesse mito cita a longevidade do HD como o principal motivo para nunca desligar o PC. Mas o engenheiro da Seagate, Billy Ruddock discorda, “desligar é geralmente melhor para prolongar a vida útil”.

A não ser que você esteja se referindo a servidores, a maioria dos discos rígidos não é desenvolvida para operações contínuas. E Ruddock completa:

Os sistemas operacionais Windows executam importantes tarefas durante os atos de ligar e desligar.

Outro bom motivo para desligar o sistema. Mas a escolha é sua.

Deixe seu Comentário