Desativando componentes do Windows com o nLite

Se você usa conexões em rede, ou quer manter seu Windows XP como servidor de uma rede de vários computadores, pode escolher, no primeiro campo, o “número máximo de conexões simultâneas”.

As versões Professional do Windows normalmente permitem até 10 conexões simultâneas – é um limite aplicado, mas passível de liberação técnica!

Se for o Windows XP ou Server 2003, você pode escolher “Ativado” no item referente ao UxTheme.

Isso já libera suporte aos temas visuais de terceiros, sem que você precise crackear o UxTheme.dll depois.

O nLite não irá substituir o uxtheme.dll por outro, como normalmente ocorre ao trocá-lo manualmente (ficando com os previews dos temas em inglês, por exemplo, nas propriedades da área de trabalho). Ele irá alterar diretamente o arquivo do Windows que estiver sendo modificado.

Uma grande utilidade, que pode deixar o desempenho do Windows um pouco mais leve em determinadas situações, mas reduz drasticamente o tempo de instalação, é desativar o SFC. É a proteção de arquivos do Windows, que verifica os arquivos de sistema se não foram alterados, e se tiverem sido, pode restaurá-los automaticamente.

Se você desativar, a instalação se dará em cerca de 15% a 45% mais rápida. Mas não será possível usar o comando SFC depois. Use usei por um tempo (basicamente para testar), mas não recomendo. A instalação fica mais rápida, mas o uso do Windows se torna menos seguro, deixando-o mais propício à instabilidades.

Você deverá usar programas confiáveis depois, pois se algum programa antigo – ou mal intencionado – substituir arquivos do Windows, eles não poderão ser recuperados automaticamente (mas sim manualmente, usando o comando extract, e somente se você souber os nomes e locais dos arquivos a restaurar!).

Pense bem, Proteção de Arquivos do Sistema foi um dos melhores recursos implantados no Windows (“funcionalmente” a partir do Windows 2000, para ser mais preciso; o Windows 98/Me diz na instalação que tem um verificador automático de arquivos de sistema, mas não é automático).

Avançando, você pode definir diversas otimizações e pré-configurar algumas opções do Windows.

As opções escolhidas serão aplicadas atodos os usuários; as configurações pessoais poderão ser alteradas depois, caso os usuários queiram.

Marque o item “Mostra avançada” se quiser explorar mais itens, alguns que ficam ocultos na configuração padrão.

< Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próxima >

Uma Resposta

  1. steve 17 de outubro de 2009
  2. Pingback: Criando CD executável para boot com o nLite 27 de fevereiro de 2009

Deixe seu Comentário