Crie máquinas virtuais com o VirtualBox

VirtualBox é um software de virtualização que, como o VMware Workstation e o Parallels, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.

Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

Características

O VirtualBox tem um desenho extremamente modular com interfaces de programação interna bem definidas e um desenho cliente/servidor. Isso torna fácil o controle de várias interfaces de uma só vez.

Por exemplo: você pode iniciar uma máquina virtual em uma máquina típica virtual de interface gráfica e, em seguida, controlar essa máquina a partir da uma linha de comando, ou possivelmente remotamente.

O VirtualBox também vem com um kit completo de desenvolvimento de software: embora seja de código aberto, você não tem que cortar a fonte de escrever uma nova interface para VirtualBox.

As definições de configuração de máquinas virtuais são armazenados em XML e são totalmente independentes das máquinas locais. Por isso, as definições podem ser facilmente transferidos para outros computadores.

O VirtualBox tem um software especial que pode ser instalado dentro das máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar o desempenho e fazer integração muito mais perfeita. Entre os recursos fornecidos por essas adições clientes são integração do ponteiro do mouse o e soluções arbitrárias de tela (por exemplo, o redimensionamento da janela do cliente).

Clique para ampliar

VirtualBox - Duas máquinas virtuais: uma com Windows Vista, outra com Gentoo Linux.

Tal como muitos outras soluções de virtualização, para facilitar a troca de dados entre os hospedeiros e convidados, o VirtualBox permite a declaração dos diretórios de certos hospedeiros como “pastas compartilhadas”, que pode ser acessadas de dentro de máquinas virtuais.

5 Comments

  1. Mariana 26 de novembro de 2010
  2. Gustavo 26 de novembro de 2010
  3. Gustavo 26 de novembro de 2010
  4. Camila 14 de agosto de 2010
    • Mariana 14 de agosto de 2010

Deixe seu Comentário