Convertendo qualquer versão do Windows para USB

Você se lembra dos antigos drives de disquete?

Atualmente, eles estão ultrapassados, mas já foram largamente utilizados como fonte de armazenamento e boot para o Windows.

Antevendo que o mesmo venha a acontecer com leitores de CDs/DVDs dos computadores em um futuro não muito distante, o WinToFlash é um programa cuja função é copiar para um dispositivo USB o conteúdo da instalação de uma mídia do Windows.

Como o programa funciona?

Para utilizar o programa, você precisa de um CD do Windows e um pendrive. ATENÇÃO: o conteúdo do pendrive será formatado, o que implica na perda de tudo que estiver armazenado nele. Caso você não queira que isto venha a acontecer, insira um pendrive que não esteja utilizando e com o conteúdo em branco ou que possa ser apagado.

O Funcionamento do programa é bem simples, uma vez iniciado, ele executa um assistente e tudo que você precisa fazer é inserir no campo “Windows files path” o caminho da unidade do CD do Windows (letra do drive) e em “USB drive” o local do dispositivo USB. Feito isto, ele exibirá o contrato de licença do Windows e é necessário aceitá-lo (após a leitura adequada) para continuar o processo.

Na próxima etapa, o programa informa que os dados de seu pendrive serão apagados e é necessário clicar em “Ok”, para dar sequência ao processo. Feito isto, ele iniciará automaticamente o processo de cópia dos dados para boot e uma barra de progresso informa em tempo real o andamento da operação.

O programa informa o final da operação e em seguida exibe uma mensagem explicando que o processo foi finalizado e lembrando que computadores mais antigos não aceitam boot por meio de cartões de memória USB.

A maior vantagem do programa é que mesmo quem nunca tenha criado uma mídia de boot pode utilizá-lo, pois o processo é inteiramente automático.

Certamente, este valor deve variar conforme a versão do Windows que for utilizada, mas no caso do Windows XP, os arquivos de boot ocuparam aproximadamente 488 MB, o que indica que mesmo um pendrive com quantidade menor de espaço pode ser utilizado, uma vez que a partir disto será destinado apenas para esta finalidade.

Download

Deixe seu Comentário