Conheça 9 pacotes de produtividade baseados na web

por Ian Paul, da PC World

Google e Microsoft estão fazendo grandes promessas sobre seus aplicativos de produtividade que rodam na internet, no chamado modelo de computação nas nuvens.

Com eles, o usuário pode acessar documentos, planilhas, calendários, contatos e muito mais, e compartilhá-los se quiser, tudo em um só lugar, online.

Mas até o momento não está completamente claro como estes sistemas irão trabalhar ou como funcionarão.

O Google Chrome OS, por exemplo, será desenvolvido com o principal intuito de oferecer uma experiência online mais veloz.

Mas por que alguém precisaria de um novo sistema operacional quando já se tem acesso a tantas ferramentas online do gigantes de buscas – como Google Docs, Gmail e Google Reader – e que estão disponíveis a partir de qualquer browser e de qualquer sistema operacional?

Já o Microsoft Office 2010 vai permitir que se acesse as versões web dos aplicativos mais famosos deste pacote de escritório – ou seja, será um pacote de aplicativos baseado na web e que competirá diretamente com o Google Docs.

Enquanto esperamos para entender como a guerra entre esses titãs se dará, é importante saber já existe um bom número de serviços similares online e que deixam seu computador nas nuvens gratuitamente. Muitos desses produtos são chamados de webtops, pacotes de aplicativos que tentam passar a sensação visual e de usabilidade de um computador de mesa comum, porém tudo de dentro de um navegador da internet.

Muitos webtops permitem armazenar arquivos e mídias online, salvar bookmarks do browser e acessar uma variedade de aplicativos web como processadores de texto, planilhas e softwares de apresentação, a partir de qualquer browser.

Alguns deles, inclusive, já existem há anos, enquanto outros surgiram recentemente. Entretanto, todos têm diferentes maneiras de lidar com as artimanhas virtuais e móveis e que certamente caracterizarão as plataformas de aplicativos de produtividade no futuro.

Para isso, testamos alguns desses serviços web e escolhemos os que melhor atendem às necessidades diárias.

Os testes foram realizado em um MacBook com o navegador Firefox, e também testamos alguns desses serviços em uma máquina com Windows para ver se haveria diferenças.

Com exceção do serviço iCloud (que foi desenvolvido para o browser da Microsoft), as diferenças entre Windows e Mac foram quase nulas. Conmheça os ‘Webtops’:

Astranos

Prism Mozilla

Startforce

cmyOS

ajaxWindows

G.ho.st

iCloud

AirSet

Glide OS

Deixe seu Comentário