Compartilhar fotos no Facebook faz você perder amigos

Foto da tia-avó que fez aniversário, do grafite que você achou engraçadinho, do cachorro da vizinha com um texto enorme sobre amizade, 300 imagens da viagem incrível pela Europa, outras 200 do passeio de domingo no Parque Ibirapuera e mais e mais… Você é desses?

Do tipo que ama encher a timeline do Facebook com fotos de cada passo seu?

Tá, então pense duas vezes antes de voltar a fazer isso: suas postagens podem deixar seus amigos longe de você.

Palavra dos pesquisadores de quatro universidades britânicas. Eles uniram forças e correram atrás de 500 voluntários para participarem da pesquisa, que foi bem simples.

Os participantes só precisaram classificar com que frequência alguns amigos postavam diferentes tipos de fotos e, depois, contar qual era o nível de apoio e intimidade que mantinha com aquela pessoa.

Bem, os pesquisadores perceberam que quanto mais fotos você posta, maior o risco de prejudicar o relacionamento com alguém.

E não importa qual o tipo de imagem, alguém vai desgostar. Por exemplo: se você posta muitas fotos de amigos e eventos (‘eu na festa do Fulano’, ‘eu em Porto de Galinhas…), seu melhor amigo e namorado não curtem muito – e o nível de intimidade entre vocês pode até diminuir.

Em compensação, os amigos que estão nas fotos vão adorar. Os bons amigos, claro, não vão se afastar de verdade por conta de uma fotinho besta. Nem sua família. Mas, em geral, ninguém curte muito essa história de overdose de imagens no Facebook.

O excesso de fotos pode danificar os relacionamentos na vida real. É que as pessoas, com exceção dos amigos muito próximos e parentes, não parecem se relacionar bem com quem compartilha constantemente fotos de si.

É, não dá pra agradar a todos. Você também detesta ver uma enxurrada de fotos no Facebook. Ou só tem birra quando elas não te incluem?

descurtir

Deixe seu Comentário