Comparativo entre as bandas da Tecnologia 3G

Da série “Entenda tudo sobre Tecnologia 3G e Banda Larga móvel

Quando utilizados na tecnologia 3G, os serviços de acessar a Internet, baixar arquivos, músicas ou documentos tornam-se muitíssimo mais velozes do que nas tecnologias GPRS e EDGE.

Com a banda larga 3G, é muito mais rápido e prático:

● Conectar-se à Internet;
● Enviar e receber e-mails, mesmo com anexos pesados;
● Baixar e enviar fotos, músicas e vídeos;
● Baixar jogos 3D e jogar simultaneamente com vários jogadores;
● Utilizar ferramentas de busca no celular, utilizar serviços de localização por GPS.

Freqüências para 3G
A compra de um dispositivo 3G (celular, smartphone, modem ou cartão de dados) requer atenção a alguns aspectos relevantes. Dentre eles, destaca-se a freqüência de operação.

Neste contexto, ao adquirir um dispositivo 3G, você deve considerar:

• A oferta atual de 3G e os planos de implementação de 3G nas regiões em que utilizará o dispositivo, em cada faixa de freqüência. Algumas operadoras oferecerão 3G em 2100 MHz apenas, outras poderão fazê-lo em 850 MHz e/ou 2100 MHz;

• As freqüências em que o aparelho desejado opera em modo 3G. As especificações dos dispositivos à venda indicam tanto as faixas de operação em modo 3G (UMTS, HSDPA) quanto em modo 2G (GSM, GPRS, EDGE).

Encontram-se as seguintes variações:

A. Aparelhos que operam em modo 3G na faixa de 2100 MHz apenas. Neste caso, ao deixar áreas onde só exista cobertura em 2100 MHz, o aparelho operará em modo 2G (GSM/GPRS/EDGE);

B. Aparelhos que operam em modo 3G nas faixas de 850 MHz e 2100 MHz. Neste caso, o usuário poderá utilizar o dispositivo em modo 3G em qualquer local onde haja cobertura 3G, independendo da freqüência;

C. Aparelhos que operam em 850 MHz, 1900 MHz e 2100 MHz. Tais dispositivos contemplam também o suporte à operação em modo 3G na faixa de 1900 MHz, utilizada nos EUA e em alguns países da América Latina.

Vale lembrar que todos os dispositivos 3G operam também em modo 2G, quando as redes 3G não estão disponíveis.

Nesta situação, quatro faixas de freqüências podem ser utilizadas: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz. Os dispositivos encontrados hoje podem operar em modo 2G em duas, três ou nas quatro faixas citadas.

Deixe seu Comentário