Como salvar sites inteiros offline

Páginas Web podem ser alteradas ou até mesmo desaparecer, com o tempo.

Assim, a única maneira de preservar uma página para sempre é baixar manualmente uma cópia desse website em seu computador.

Existem várias maneiras de arquivar páginas web, por isso, vamos recapitular rapidamente as opções mais populares.

Se você está tentando salvar uma página feita basicamente de texto, existem serviços como o Instapaper ou o Read It Later, que são muito bons.

Os usuários móveis podem enviar a URL da página por e-mail para mypdf@joliprint.com e recuperar o site como um arquivo PDF.

Os navegadores oferecem um recurso de “Salvar página Web” para te ajudar a baixar a página completa, incluindo as imagens. E ainda existem extensões, como a Scrapbook por exemplo, que também pode salvar páginas da web inteiras para leitura offline.

O problema com as ferramentas de arquivamento Web

As opções acima funcionam bem, mas o único problema é que elas não são sempre úteis para salvar cópias exatas de uma página web. Elas podem baixar as imagens, JavaScript e o CSS associado a uma página, mas tente abrir a página salva no seu navegador e você vai notar a diferença.

Se você está procurando, portanto, a melhor ferramenta para arquivar páginas web, que salve tudo e não altere a formatação, confira o bo.lt. Basta colocar a URL de qualquer página web, clicar no botão Copy it (ou usar o bookmarklet) e, dentro de poucos segundos, uma réplica exata da página original será salva em sua conta online.

Sua Máquina Pessoal de Arquivamento de Internet

Para dar um exemplo, aqui está uma cópia da página “Lembrando Steve Jobs” da Apple, que eu salvei com a ajuda de bo.lt – tudo foi preservado: o favicon do site, imagens de fundo, barras de navegação CSS e tudo mais, sem nenhum esforço maior.

Depois de salvar uma página para a nuvem com o bo.lt, uma miniatura da página aparece em sua coleção, mas você também pode baixar uma cópia dessa página e salvar no seu computador como um arquivo ZIP. Para isso, vá até a seção de detalhes e clique no botão de download. Você também pode capturar vários instantâneos da mesma página em diferentes intervalos de tempo.

O bo.lt é mais do que apenas uma ferramenta online para arquivamento de páginas web – ele permite que você edite visualmente as páginas salvas no navegador, faça um remix delas com fotos e comentários, e republique. Ele espelha todas as imagens, CSS e JS referenciados em uma página, assim, mesmo se a fonte desaparecer, sua cópia vai continuar a parecer com o original.

Você também pode usar Bo.lt para salvar e arquivar páginas web que exigem login – como sua página do Facebook. Isto é muito melhor do que capturar screenshots.

Deixe seu Comentário