Como remover um programa que não tem desinstalador?

Quem nunca passou por essa situação: você quer fazer uma limpa no seu PC e percebe que seu menu Iniciar está cheio de programas para os quais não existe um utilitário para remoção no computador.
Para resolver isso, o primeiro passo é descobrir se o(s) item(ns) em questão são programa que não se quer mais ou apenas atalho(s).
Para descobrir, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Propriedades.
Verifique no campo Destino o nome do programa ao qual o atalho está vinculado e veja se ele existe de fato no seu HD.
Caso não o encontre, é certo tratar-se de um atalho e livrar-se dele é simples: selecione-o e pressione Del para apagá-lo.
No caso de o programa ser encontrado, procure descobrir se não há programa setup de desinstalação. Verifique no submenu do aplicativo em questão, dentro do menu Iniciar e também na opção Adicionar e Remover Programas no Painel de Controle. Se encontrado, basta executá-lo que o aplicativo será removido.
Nada de desinstalador
Não se espante se nada for encontrado; esta é uma situação indesejada, mas felizmente comum. Procure na Internet se já não existe um desinstalador disponível para a aplicação que se deseja apagar.
Acesse seu mecanismo de busca preferido e pesquise pelo nome do programa, número da versão e coloque a palavra desinstalar (ou uninstall, em inglês). Se não localizar nada, experimente a palavra Remover (ou remove). Fóruns também costumam oferecer ajudar para problemas dessa natureza.
Caso localize o que procura, antes de utilizá-la, verifique se não existem comentários negativos de outros usuários sobre a ferramenta e submeta o arquivo a verificação contra pragas virtuais.
Outra alternativa é utilizar aplicativos pagos, criados especificamente para esta finalidade, como o Ashampoo Magic Uninstall. Este utilitário funciona da seguinte maneira: ele faz uma imagem do sistema antes da remoção do software, executa uma série de procedimentos para apagar o que o usuário não deseja mais (incluindo limpeza do registro do Windows) e faz uma nova imagem do ambiente depois. Dessa forma, no caso de algum problema ter acontecido, será possível reverter o sistema para o estado anterior.
Caso você seja o tipo de usuário que gosta de fazer as coisas sozinho, eis aqui um passo a passo que irá ajudá-lo a  remover aplicativo na unha:
1) Faça backup do Registro: Algo terrível pode acontecer nos próximos 5 passos, então é melhor se prevenir.
2) Localize o caminho e o nome de arquivo: Você vai precisar dessa informação para alguns dos próximos passos. Clique com o botão direito no atalho do programa no menu Iniciar e selecione Propriedades. Propriedades do arquivo 'filezilla'
No campo Destino, tudo que estiver à esquerda da última barra é o endereço do programa no HD; à direita, fica o nome do arquivo.
Por exemplo, se o campo Destino mostra C:Arquivos de programasFileZilla FTP Clientfilezilla.exe, então o caminho é  C:Arquivos de programasFileZilla FTP Client e o nome do arquivo é filezilla.exe.
Mantenha a caixa de Propriedades aberta. Você vai usar o caminho e o nome do arquivo no processo.
3) Limpe a inicialização: Vá em Iniciar, Executar (não precisa selecionar Executar no Vista), digite msconfig e aperte Enter, Clique na aba Inicialização. Procure qualquer coisa relacionada ao programa, incluindo algo que tenha o caminho ou nome do arquivo.
Antes de desmarcar a opção encontrada, certifique-se de que ela contém o caminho inteiro. Afinal, você não vai querer remover tudo que estiver em C:Arquivos de Programas.
Caso você desmarque algum item, será solicitado que você reinicie ao fechar o msconfig. Siga a solicitação, reiniciando a máquina.
4) Apague a pasta do programa: Esta é a pasta da qual falamos antes. Por exemplo, se o caminho for C:Arquivos de programasFileZilla FTP Client, acesse C:Arquivos de programas e apague a pasta FileZilla FTP Client.
Provavelmente você terá que confirmar para deletar. Confirme.
5) Limpe o Registro: Seu convidado indesejado pode ter deixado algumas coisas pelo caminho enquanto esteve em seu PC. Para eliminar tudo isso, utilize o Revo Uninstaller.

6) Apague o atalho: Feche a janela de Propriedades que abriu no passo 2 e, então, apague o atalho no menu Iniciar.
Se tudo der certo, o programa estará apagado de uma vez por todas.

2 Comments

  1. Carlos pacheco Miguel 4 de junho, 2009
  2. Juliana 4 de junho, 2009

Add Comment