Como recuperar sua conta Google

Por Oliver Hautsch
Os serviços do Google estão assustadoramente cada vez mais indispensáveis, tanto para usuários comuns como para usuários corporativos.
Com isso, muitos problemas são resolvidos e novos aparecem.
Um dos que mais cresce entre todos os usuários é a perda de dados da conta, ou da própria conta, devido a diversos fatores, como esquecimento de senha ou nome de usuário, ou mesmo invasão da conta por pessoas ou programas mal intencionados.
Seja qual for o caso, o Google possui uma página de recuperação, que contém um formulário a ser preenchido com o máximo de informações que o usuário lembrar.
Nossa memória costuma aplicar golpes em nossa percepção. De repente, você pode se esquecer de alguma senha ou nome de usuário. A grande quantidade de serviços que utilizamos na internet e as diferentes políticas de criação de nomes de usuário e senhas acabam fazendo com que tenhamos que memorizar muita coisa, fazendo com que acabemos por esquecer detalhes importantes.

No caso do Google, você pode entrar na página de recuperação de contas para tentar resolver o caso.

Antes de qualquer coisa, se o seu problema é de esquecimento de senha, vale a pena tentar acessar a página de recuperação de senha, que enviará um e-mail para o seu endereço alternativo cadastrado, contendo a senha. Se esse não é o caso ou se não foi possível recuperar a senha com o procedimento, parta para o próximo passo, que é preencher o formulário de recuperação de conta.
Formulário de recuperação de conta Google
Você deverá, no mínimo, fornecer um endereço de e-mail alternativo para que o Google entre em contato para tratar da sua solicitação, escolher a categoria do problema (redefinição de senha, conta invadida ou outros), responder se o Gmail é usado na conta perdida, fornecer uma data aproximada de criação da conta e digitar a última senha que você lembra.
Se você não lembrar ou não souber de alguma das informações obrigatórias, não será possível avançar para o próximo passo. No caso da data de criação da conta, preencha com uma data aproximada, caso você não lembre a exata.

De qualquer forma, é importantíssimo que você preencha todas as informações pedidas no formulário, pois isso facilitará o trabalho do Google na tentativa de identificar o usuário e recuperar seus dados.

Se o serviço suspeitar de qualquer informação dada, sua conta não será devolvida. Dependendo das opções que você selecionar, o formulário mudará para adaptar as perguntas aos serviços que você utiliza, por exemplo.

Dicas para não acontecer novamente

Perder dados não é nada agradável. Para não deixar mais que isso aconteça, você pode tirar proveito de muitas ferramentas disponíveis na internet, como complementos de navegador e programas para guardar senhas e nomes de usuários. O Drive Clone, por exemplo, é um serviço online de backup de senhas e favoritos.
É possível instalar um complemento tanto no Internet Explorer, quanto no Firefox, que salva todas as suas senhas de forma criptografada nos servidores do serviço, para que você as acesse de qualquer local e não precise mais lembrar a cada momento em que for utilizar os serviços que necessitam de login e senha.
Além de perder senhas de sites, alguns programas, como os mensageiros instantâneos podem causar dores de cabeça se você esquecer sua senha de acesso.
É praticamente impossível encontrar um navegador que não possua gerenciamento de senhas, por pior que ele seja. O Firefox e o Internet Explorer têm essa função desde os tempos em que a internet era considerada só uma “moda passageira”.
Portanto, se você não confia ou prefere não instalar serviços de terceiros para gerenciar suas senhas, ambos os navegadores podem ser utilizados para isso (apesar de o gerenciamento de senhas do Internet Explorer não ser dos melhores).

3 Comments

  1. Afonso 4 de junho, 2009
  2. Tânia Gonçalves Ribeiro de Almeida 7 de agosto, 2009
  3. thainara 3 de julho, 2012

Add Comment