Como imprimir imagens direto nos CDs e DVDs

por Fernando Petracioli

Quem não tem aquele acervo de CDs gravados, entre cópias e coletâneas pessoais, para ouvir no som do carro?
E que atire a primeira pedra quem não os identifica com aquelas canetas de retroprojetor, que não são exemplo de estética refinada – pior ainda quando erramos o nome do artista, por exemplo.
Um recurso que pode ajudar no aspecto visual das mídias que gravamos é o chamado ‘lightscribe’. Esta funcionalidade, presente em alguns modelos de gravadores de CD e DVD, permite gravar texto e até imagens nas ‘costas’ do disco, isto é, na face não gravável da mídia.
O funcionamento é simples. Após gravar o conteúdo, posicionamos o disco de ‘cabeça para baixo’ no próprio driver óptico. Isso por que é o próprio laser de gravação que irá fazer o trabalho. A tradução literal de ‘lightscribe’ deixa isso claro: escrever com luz. O mesmo laser que coloca conteúdo em uma face da mídia irá queimar a oposta, marcando-a.
A operação só é possível em um tipo de mídia especial. Esses CDs/DVDs possuem uma fina camada de tinta sensível à luz e passam por um forte contraste se compararmos o estado virgem com a situação pós-exposição ao laser.
A gravação é monocromática, mas são usados diferentes tons acinzentados. E a tonalidade não é controlada pela intensidade do laser: o que vai determinar o processo é o tempo durante o qual o laser paira sobre um determinado ponto do disco.
À medida que concentramos mais e mais pontos numa mesma área, esta vai ficando mais escura. O mecanismo é análogo à impressão em escala de cinza nas impressoras a laser monocromáticas. Assim, o resultado lembra uma foto em preto e branco.


Face do CD desenhada com o recurso lightscribe

Face do CD desenhada com o recurso lightscribe


Não basta o drive e a mídia
Mas, para poder utilizar esse recurso, não basta apenas que seu gravador tenha a funcionalidade. Como já dissemos, a mídia deve ser especial, mas você também precisa de um software instalado em seu PC para projetar o design que quiser imprimir.
Alguns programas para gravação de CD e DVD já vêm com um criador de estampas para CD. Entre eles, estão o Nero, que possui a funcionalidade CoverDesigner, o Easy Media Creator, o Acoustica Label Makers, entre outros. E, não raro, eles oferecem modelos pré-prontos de desenhos para serem aproveitados.
Mas essas mídias podem pesar um pouco no seu bolso: CDs e DVDs com a capacidade de serem queimados pelo método de lightscribe custam cerca de 50% a 60% mais caro do que os discos comuns.

Além disso, a disponibilidade desse produto no mercado não é tão abundante. Pode ser necessário recorrer a lojas especializadas.
Quanto aos gravadores, algumas das fabricantes que eferecem drives com essa funcionalidade, estão Lacie, Mamorex e LG.
O tempo de gravação pode ser uma inconveniência. Enquanto hoje em dia grava-se um CD em poucos minutos, uma imagem bem elaborada em lightscribe pode levar até quase meia hora para ser impressa.
Ainda assim, o lightscribe é uma opção mais segura às etiquetas imprimíveis e auto adesivas, criticadas por oferecerem riscos ao tocador de CD/DVD. Elas podem causar desequilíbrio no eixo de rotação do disco – principalmente no caso de ficar uma ruga após a colagem do adesivo.

3 Comments

  1. julinhobraga 18 de maio, 2009
  2. João Carlos Cardoso de Almeida 14 de novembro, 2009
  3. Carlos Eduardo 9 de julho, 2011

Add Comment