Como funciona a TV 3D ?

A televisão, como a maioria das tecnologias, evoluiu muito desde a sua estréia.

Primeiro, houve a mudança da TV preto-e-branco para a colorida.

Depois, os fabricantes começaram a oferecer televisores em formatos maiores, usando vários métodos de projeção.

Nas últimas duas décadas, nós vimos as tecnologias de LCD e plasma avançarem ao ponto em que você pode sair e comprar uma televisão de 61 polegadas (cerca de 155 cm na diagonal) e apenas alguns centímetros de espessura.

E a televisão de alta-definição (HDTV) nos proporciona uma imagem tão mais vibrante e nítida que é quase como se você não estivesse olhando para uma coleção de pixels.

Então, qual é a próxima tecnologia em televisão. Agora que você praticamente pode substituir uma parede com uma tela e assistir a filmes em alta resolução, para onde vamos? A resposta pode estar bem na sua frente – ou pelo menos parecer estar. Estamos falando sobre a televisão 3D.

O público teve o primeiro vislumbre da tecnologia 3D em 1922 com o lançamento de “Power of Love”. Se ele achou que era uma coisa curiosa ou não está perdido na história. Mas aquilo começou uma fascinação um tanto cíclica com o filme tridimensional.

TV 3D
O próximo grande boom em 3D aconteceu nos anos 50. Aquela era apresentou o mundo a dezenas de filmes B que se basearam pesadamente em dispositivos estranhos. Produtores de filmes queriam encontrar meios de atrair o público de seus televisores para os cinemas. Seus estratagemas variavam de instalar pratos vibratórios nas poltronas do cinema para simular um choque elétrico a deslizar por cima da platéia um esqueleto inflável durante o filme. Comparando, usar um par de óculos ridículos é até bem comportado.

Vários episódios e especiais para televisão apareceram em 3D. Há também um mercado para DVDs 3D. Para a maioria, o 3D não tem grande impacto na indústria do entretenimento doméstico. Mas se algumas das mais populares demonstrações da CES 2009 forem bons indicadores, num futuro muito próximo nós conseguiremos alcançar as imagens que saem das telas de nossas tevês.

Vamos aprender um pouco mais sobre como nós percebemos os objetos em três dimensões.

TV 3D: enxergando em três dimensões

Conheça os óculos 3D passivos

Óculos ativos e TV 3D prontas

Deixe seu Comentário