Como descobrir o endereço IP de um site?

Em tempos de golpe pela Internet um dos maiores problema que temos é o anonimato e a má fé de alguns usuários.

É cada vez mais mais frequente em sites e mesmo no MSN ou outros comunicadors instantâneos a ocorrência de mensagens ofensivas por parte de usuários que nunca o fariam cara a cara.

Também existe uma minoria, mas crescente, de envolvidos em crimes, golpes ou mesmo assédio cibernético.

A boa notícia é que todas estas comunicações online deixam “rastros” ou registros que podem ser SEMPRE seguidos.

Endereço IP

Cada computador conectado à internet possui, obrigatoriamente, um IP que o identifica. Você pode descobrir a que ISP (uma sigla em inglês para “Provedor de Serviços de Internet”) esse IP está registrado e checar ainda os registros do ISP, que podem servir para descobrir os responsáveis.

É assim que as companhias cinematográficas descobrem quem baixa filmes, para depois mover ações judiciais.
Para “obrigar” os ISP a fornecer os dados pessoais do usuário, em primeiro lugar apresentam uma queixa e, em seguida, ameaçam o ISP com uma ação judicial.

Também é possível saber o IP de algum usuário que envie um email ou visite o seu website e deixe um comentário mais ofensivo. Muitos provedores de hospedagem web permitem visualizar os arquivos de relatório, que contêm os IPs dos visitantes.
Tendo o IP, basta fazer uma pesquisa whois.

Como uma última dica, caso você receba um email desconhecido ou ofensivo, basta selecionar a mensagem e com o botão direito do mouse escolher “Propriedades” e depois “Detalhes” e percorra até descobrir o IP.
Coloque o IP conforme explicado acima e faça a denúncia ao ISP.

Pergunte ao Infoescravo

Deixe seu Comentário