Como dar boot a partir de um pendrive?

Instalar o sistema operacional em um pendrive e a partir dele iniciar seu computador é um recurso muito útil, principalmente se você precisa fazer um backup de emergência, ou se preocupa com a possibilidade de perda de dados.

A idéia é muito parecida com o que é oferecido por algumas distribuições Linux, que já vem no formato de pendrive ou em Live CDs.

Mas vamos mostrar como utilizar dessa forma o Windows XP e o Windows Vista.

Além de alguns aplicativos que também podem ser levados no bolso.

Pré-requisitos

Antes de começar é importante saber o que será preciso para iniciar o processo. Além do pendrive, que deve ter no mínimo 2 gigabytes (GB) de capacidade e estar completamente vazio (para quem for instalar o Vista, recomenda-se no mínimo 4GB de espaço no dispositivo flash), o disco de instalação original do sistema operacional a ser utilizado e baixar alguns softwares para ajudar na tarefa.

Outro detalhe importante é verificar na BIOS do seu computador (ao ligar a máquina, pressione Del ou F2 para acessar a configuração do PC) se existe a opção de boot através do dispositivo USB. Se não houver, então sua máquina não suportará esse tipo de tarefa.

Windows XP

Para começar, baixe o freeware Bart PE Builder, que é um dos responsáveis pelo processo de criação dos arquivos bootáveis. Para facilitar, durante a instalação, observe a opção de gerar de um ícone do programa no desktop. Dê duplo clique para rodar o programa.

Certifique-se de que o disco do Windows XP esteja no drive óptico. Na tela do Bart PE Builder, indique o caminho do drive onde está o sistema operacional no campo Source: (path to Windows installation files). Exemplo: D:.

Marque a opção Create ISO Image e coloque, logo abaixo, o caminho e o nome para salvar o arquivo gerado. Clique no botão Build para começar o processo. Isso pode demorar alguns minutos.

O arquivo ISO gerado contém os componentes mínimos necessários do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e fica em torno de 150 megabytes (MB).

As imagens ISO são usadas para gravar CDs ou DVDs. Para gravar os arquivos no pendrive e, para que este desempenhe a função de boot, você terá de baixar outro programa, o FlashBoot.

flashbootApós baixar e instalar o software, dê duplo clique no ícone correspondente para rodar o FlashBoot.

Na tela inicial, clique em Next. O próximo passo é escolher o tipo de disco a ser criado.

Use a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Flash Disk.

Clique no botão Next novamente.

Nesse momento, você terá de indicar a localização do arquivo ISO que foi criado no primeiro passo. Clique em Browse para esta operação.

Ao localizar o arquivo, conecte o pendrive em alguma porta USB do computador. Feito isso, clique em Next e escolha a unidade (Drive Letter) correspondente ao dispositivo USB e marque a opção Make Bootable USB Flash Disk Which is Physically Present on This PC. Pressione Next.

Escolha a opção de particionamento USB-HDD e clique em Finish. Aí é só esperar que a cópia seja feita e que não ocorra nenhum erro de gravação.

Ao iniciar o sistema  usando o pendrive, aparecerá a mensagem “Starting BartPE”. O processo é lento e é preciso ter paciência.

Após carregá-lo, uma versão enxuta do Windows XP estará disponível para uso. Se o computador estiver conectado a uma rede, basta configurar o TCP/IP. O menu Go, que aparece no canto inferior esquerdo, é semelhante ao menu Iniciar do Windows e oferece o caminho para todos os utilitários instalados.

Windows Vista

Usar o pendrive para dar boot com o Vista é mais simples e rápido que com o XP. Para começar abra o prompt de comando do sistema, na função executar localizada no menu Iniciar. Digite cmd e dê Enter.

diskpartIsso abrirá a janela de comando, onde você deverá digitar: diskpart.

Enter.

A seguir, digite o comando list disk. Este comando lhe informará os discos presentes no sistema.

Através desta informação, identifica-se o disco alvo (pendrive) para o particionamento/formatação.

Atenção: cuidado para não particionar/formatar o disco errado. Na janela pode-se ver o resultado do comando e em destaque o pendrive de 1GB (usado no exemplo), identificado pelo DiskPart como sendo o “Disk 3”.

Em seguida, aplique o seguinte comando: select disk 3 (nesse caso é o “disk 3”, mas use o número relativo a seu dispositivo flash, como exemplificado no procedimento anterior). Após isso, aplique os comandos a seguir, na ordem que estão. E dê Enter após digitar cada um deles:

•    clean
•    create partition primary
•    select partition 1
•    active
•    format fs=fat32
•    assign
•    exit

Como resultado deste procedimento, seu pendrive está pronto para receber os arquivos do Vista, provenientes do DVD de instalação. Habilite a visualização de arquivos do sistema no Windows Explorer (tecle Windows + E) e copie todo o conteúdo do DVD para dentro do dispositivo flash, mantendo a estrutura original de arquivos.

Na imagem a seguir estão todos os arquivos que devem ser copiados. Verifique se todos foram passados para o pendrive. Após realizar esse processo, seu dispositivo USB estará pronto para iniciar com o Windows Vista.

arquivos vista boot

2 Comments

  1. Anônimo 7 de janeiro de 2010
  2. Anônimo 23 de outubro de 2009

Deixe seu Comentário