Como converter vídeos em GIF animado

Imagens de GIF animados fazem lembrar daquelas homepages confusas da era Geocities, mas uma olhada neste tumblr impressionante pode mudar para sempre o que você pensa dos GIFs.

O site apresenta uma coleção brilhante de GIFs animados, criados com cenas de filmes clássicos, em um loop infinito.

Veja alguns exemplos:

gif animado de filmes

gif animado de filmes

Como criar GIFs animados?

Existem ferramentas gratuitas disponíveis, que permitem a você converter facilmente vídeos em GIFs animados, que você pode mais tarde hospedar em sites como o Flickr ou Tumblr (nem todos os sites de hospedagem de imagem tem suporte a GIFs animados).

Este é um processo em duas etapas – primeiro converter o vídeo em uma seqüência de quadros de imagem e depois montar estes quadros em uma animação GIF com looping de tempo personalizado.

Passo 1: Download FFmpeg para Windows no Sourceforge e extraia o arquivo ffmpeg.exe em alguma pasta. Os arquivos .7z podem ser descompactados usando o programa 7-zip.

Passo 2: Agora vamos extrair os frames (quadros) de nosso arquivo de vídeo. (No exemplo abaixo a pasta utilizada foi a c:ffmpeg). O comando* é simples.

c:ffmpegffmpeg.exe -i filme.avi img-%03d.gif

Se seu arquivo de vídeo estiver em outra pasta, você precisa especificar o caminho completo para aquela pasta. Também, você pode usar MP4, MOV ou qualquer outro formato de vídeo além de AVI.

Step 3: Pegue esse utilitário portátil chamado UnFreez e arraste todos os quadros de imagens, criados no passo anterior, pelo Windows Explorer e solte dentro da janela do UnFreez.

Habilite a função “loop animation” e configure o atraso do quadro (frame delay) para talvez 20 cs (1 cs = 0.01 segundo). Clique em “Make animated GIF” para previsualizar como a imagem ficará em qualquer navegador.

[*] Se você tiver um arquivo de vídeo bastante longo e só quiser converter uma parte dele em imagem, você precisa modificar um pouco os parâmetros ffmpeg, como mostrado abaixo:

c:ffmpegffmpeg.exe -i filme.avi –ss 5 –t 3 img-%03d.gif

O parâmetro ‘ss’ se refere à posição de início no vídeo, enquanto ‘t’ é a duração que você quer extrair os frames. Assim, no exemplo acima, os frames do arquivo filme.avi serão criados a partir da marca de 5 segundos, pelos próximos 3 segundos no vídeo.

Se você quiser parar a animação dos GIFs no navegador, basta apertar a tecla Escape.

Deixe seu Comentário