Como combater os Trolls

Para combater os Trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades apenas uma grande e eficiente regra:

Não alimente os trolls.

Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll, mesmo que a vontade de responder seja grande.

Um troll não tem nada a perder, ele sempre vai voltar e incomodar – ele precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido.

Ignorando um troll os usuários não apenas intimidam seu ato como também provocam profundo desgosto e frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige as vezes muito esforço da comunidade por meses mas o metódo é eficiente.

Se ninguém absolutamente dá atenção ao troll, ele desiste de comentar por desgosto de não conseguir resposta as suas provocações.

No caso de blogs e comunidades, apenas ignorar e evitar a frequência ao local.

Do not feed the trollsPor mais que sejam revolvantes em conteúdo, a presença apenas por trolls uns concordando com outros põe em cheque a credibilidade do blog/comunidade e este não mais é levado a sério.

No Orkut convém também denunciar a comunidade à equipe do site.

Aos moderadores de comunidades, existem meios de evitar que um troll provoque estragos; as recomendações são as seguintes:

  • Estabelecer regras rígidas de comportamento e respeito à outros usuários, vigiar todo o conteúdo das mensagens para se certificar que nenhum direito está sendo violado.
  • Cortar pela raiz comentários provocativos, banindo temporária ou permanentemente os autores e aqueles que replicarem.
  • Ignorar ameaças (morte, processo) agir friamente em face de um clima desestabilizado.
  • Não deixar se envolver ideologicamente contra a opnião do troll, isso leva a geração de novos trolls que discordam do anterior e tem respaldo do Moderador. Isso abala a credibilidade do próprio fórum.
  • Fazer checagem de IP sempre para certificar-se que não há clones. Dar um ultimato a um grupo de opnião troll quando esses começarem a passar dos limites e não hesitar de banir todos eles se o caso de persistência.
  • Uma regra mais invasiva mas não tão bem vinda é deletar todas as mensagens do troll a ponto dele mesmo que ele tenha todos seus comentários deletados, gerando cansaço e desistência. Esta regra é eficiente mas muito perigosa pois pode afastar contribuidores legítimos apenas levantando pontos de polêmica na comunidade.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Não alimente os Trolls 4 de junho de 2009

Deixe seu Comentário