Aprenda a ajustar o sistema no Linux

Já falamos do menu Administração. Entre ele e o menu Preferências você pode executar facilmente a maioria das tarefas comuns de configuração de sistema.

A divisão entre Preferências e Administração é um pouco arbitrária; pense que eles são, juntos, o equivalente ao Painel de Controle do Windows.

Por exemplo, o painel Aparência (você vai encontrá-lo em Preferências) permite que você personalize o visual de sua área de trabalho.

Você pode ajustar formato e cores das bordas e botões das janelas, mudar o papel de parede e usar outras fontes para os aplicativos e janelas. Esse painel fica no mesmo lugar onde você ativa os modernos Efeitos visuais do Compiz Fusion – caso sua placa gráfica os suporte.

Vá ao painel Impressão (em Administração) se estiver com problemas para imprimir. A maioria das impressoras USB será detectada automaticamente, e o sistema vai instalar os drivers para você. No entanto, caso você use porta paralela ou serial, ou mesmo se quiser imprimir via rede, será necessário ajustar as configurações manualmente.

Em Preferências, você também vai achar o painel de Network Configuration (Configurações de Rede), que é onde se estabelece parâmetros das conexões com e sem fio, banda larga móvel, VPN e DSL (como o serviço Speedy, por exemplo).

Por padrão, o Ubuntu tenta configurar sua conexão ethernet com fio via DHCP, o que deveria ser o suficiente para vários modems de cabo e DSL, mas uma configuração manual pode ser mais precisa.

Será preciso instalar outros softwares antes de configurar uma conexão VPN – busque por “vpn” no Gerenciador de Pacotes Synaptic, disponível em Sistema, Administração (para fazer a busca, é necessário ir até a opção Editar, Procurar).

Nem todo cartão Wi-Fi irá funcionar com o Ubuntu. Mas, caso o seu seja suportado, você terá o prazer de ver que a configuração sem fio é simples e comporta tanto padrões de segurança WEP quanto WPA.

Uma ferramenta muito útil é o applet Gerenciador de Rede, que você pode localizar à direita da barra superior do Gnome. Ele permite que você gerencie diversas conexões a partir de um menu simples, além de mostrar o nível do sinal da rede wireless.

Será necessário instalar módulos extras para gerenciar conexões VPN com o Gerenciador de Redes; faça uma pesquisa por “gerenciador de rede vpn” no Gerenciador de Pacotes Synaptic.

< Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo >

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Bem-vindo ao Ubuntu 20 de maio de 2009
  2. Pingback: Conheça o ambiente multiplataforma do Linux 5 de fevereiro de 2009
  3. Pingback: Explore a interface do Linux Ubuntu 5 de fevereiro de 2009
  4. Pingback: Guia para iniciantes em Linux 5 de fevereiro de 2009

Deixe seu Comentário