Apple processa HTC por celulares com software Google

Por Gabriel Madway SAN FRANCISCO (Reuters) – A Apple processou a taiuanesa HTC, que fabrica celulares equipados com telas sensíveis a toques e sistema operacional do Google, acusando-a de violar 20 patentes de hardware e software relacionadas ao iPhone. Ainda que o processo não faça acusações ao Google, a ação da Apple foi vista por muitos analistas como ataque indireto à companhia de Internet, cujo celular inteligente Nexus One é fabricado pela HTC.

“Creio que isso representa uma espécie de processo indireto contra o Google”, disse Shaw Wu, analista da Kaufman Bros.

O processo da Apple foi aberto junto à International Trade Commission dos Estados Unidos e a um tribunal federal dos EUA em Delaware e quer que a HTC seja proibida de vender, comercializar ou distribuir os produtos que violem patentes da Apple em território norte-americano.

A queixa apresentada à ITC menciona o Google Nexus One, lançado em janeiro, e outros modelos da HTC, tais como o Hero, Dream e myTouch, acionados pelo sistema operacional Android, como portadores de violações de suas patentes.

Em comunicado, uma porta-voz do Google afirmou que “não fomos acusados no processo. Mas defendemos nosso sistema operacional Android e os parceiros que nos ajudaram a desenvolvê-lo”.

A HTC informou em comunicado que estava estudando as petições. “A HTC respeita os direitos de patentes e sua aplicação, mas também tem o compromisso de defender suas inovações de tecnologia”, disse o porta-voz Keith Nowak.

Em comunicado divulgado na quarta-feira em Taipé, a HTC acrescentou que não havia tido a oportunidade de avaliar o processo.

“Até que tenhamos essa oportunidade, não poderemos comentar sobre a validade das alegações apresentadas contra a HTC”, declarou Nowak.

Em comunicado separado à bolsa de Taiwan, a HTC afirma que não vê impacto do processo sobre suas projeções financeiras para o primeiro trimestre.

“A notícia está exercendo certo impacto sobre as ações da HTC, mas processos entre empresas de tecnologia são comuns, e eu diria que por enquanto isso é apenas uma ameaça da Apple”, disse John Chiu, administrador de fundos no Fuh Hwa Securities Investment Trust, em Taiwan.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário