Alternativas para imprimir fotos digitais – Em casa ou pela Web

Quando as câmeras fotográficas digitais começaram a aparecer, o recurso de visualizar as imagens logo após o clique proporcionou seu grande sucesso.

A ausência de filme no início era um fato divertido, mas com o passar do tempo, a falta de uma foto impressa começou a pesar, na hora de contar como tinha sido a viagem, a festa ou aquele momento especial que você havia fotografado.

Foi aí que apareceram tecnologias específicas de impressão para “revelar” imagens digitais —tintas e papéis especiais, e até mesmo modelos de impressoras compactas para levar com você um mini estúdio de fotografia.

Esses modelos compactos trabalham com jato de tinta ou com filmes no sistema Dye-sublimation, que é muito semelhante ao dos laboratórios fotográficos.

Conexão direta
A primeira facilidade destas impressoras é a porta para a conexão PictBridge. A tecnologia equipa a maioria das câmeras digitais e permite que você imprima suas fotos diretamente em uma impressora, sem a necessidade de descarregar as imagens em um computador. Basta tirar a foto, conectar o cabo USB, colocar o papel fotográfico na impressora, escolher as fotos e mandar imprimir (saiba mais sobre a tecnologia PictBridge)

Outras impressoras mais recentes permitem que você use o cartão de memória da câmera para imprimir diretamente dele. Isto é uma vantagem, pois você economiza o tempo de ligar o computador, descarregar as imagens, escolher a que vai ser impressa e mandar imprimir. Com este recurso, se você fizer uma festa em sua casa e quiser dar uma lembrança para seus amigos, tira uma foto e imprime na hora para o convidado levar.

Resolução de impressão
A resolução é um fator importante a ser considerado, mas não é determinante, pois é preciso também avaliar a abrangência de cores conseguida pela impressora na hora de imprimir uma imagem.

O grande segredo que essas impressoras trazem é a tecnologia de codificação e decodificação das imagens digitais para que as cores tenham uma fidelidade maior em relação ao original impresso. Além disso, fatores como a temperatura ambiente, luz e exposição do papel influem no resultado final.

Aqui vale uma lembrança importante. A qualidade da imagem é definida na hora que a foto é feita. Uma foto tirada com pouca resolução, condição de luz ruim ou tremida não vai gerar uma impressão de qualidade. Nem com a melhor impressora.

“Revelar” em casa ou fora?
Apesar de parecer tentador, imprimir em casa as fotos de sua viagem de férias pode não valer a pena. Isso porque os cartuchos das impressoras jato de tinta possuem a tinta e a tecnologia de impressão —costumam ser caros, e, com o tempo, representar um gasto maior que o da própria impressora. Nessas horas, uma alternativa para grandes volumes de fotos são serviços (reais ou virtuais) de impressão de fotos.

Se você levar em consideração os gastos com os cartuchos de tinta e papel fotográfico, imprimir uma fotografia de 10 x 15 cm com resolução máxima em casa custa cerca de R$ 4,50 (isso sem contar gastos com energia elétrica, desgaste do equipamento e o seu tempo, coisas difíceis de medir).

As lojas que trabalham com a impressão de imagens digitais cobram em média R$ 0,60 por foto impressa no formato 10 x 15 cm. Você pode fazer isto levando suas fotos para “revelar” no seu cartão de memória, pendrive ou CD. Você também pode utilizar o serviço de empresas que recebem suas fotos pela Internet e entregam a impressão em sua casa.

O site Fujifilm Shop, da Fujifilm, recebe as imagens via Web e as entrega por meio de lojas nos Estados de SP, RJ, MA e MT. Gardinel Vanzela, especialista em produtos digitais da Fujifilm, acredita que o mercado de impressão de imagens digitais está crescendo rapidamente. Segundo ele, em determinadas regiões do país, como os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, já imprime-se mais cópias de arquivos digitais do que a partir de filme fotográfico.

Outra alternativa na Web é a a Fotoplan, que trabalha nos Estados de SP e RJ, além do PR, ES e RS. Neste mês, o Ponto Frio também inaugurou seu serviço de revelação, que atende em todos os locais onde o Ponto Frio tem lojas.

Já a Kodak oferece o site Kodak Online, que utiliza uma extensa lista de lojas credenciadas para fazer a impressão das fotos digitais e sua entrega. O serviço da Kodak pode ser utilizado nos estados de SP, RJ, PE, BA, CE, MA e MS.

Uma Resposta

  1. cartucho compatible 20 de outubro de 2012

Deixe seu Comentário