A diferença entre arquivos .exe e .msi

Arquivos EXE podem ser tudo. Quase tudo que você roda em seu computador é iniciado por um arquivo EXE (exceto o prório Windows e os drivers).

Eles contém código executáveis que fazem o computador funcionar, e podem ser de todo tipo.

Tudo sobre MSI

MSI são arquivos de base de dados, usados pelo instalador do Windows. Eles contém informação sobre um aplicativo necessária para executar recursos e componentes, e cada componente pode trazer arquivos, dados de registro, atalhos, etc.

O arquivo MSI também contem o UI, que é usado para instalações, e vários outros dados como os pré-requisitos a buscar, ações personalizadas a executar, o procedimento de uma instalação, quando oferecer suporte a Instalações Administrativas, etc. Assim como arquivos reais a ser instalados automaticamente (não é sempre, mas os arquivos podem estar embutidos num arquivo CAB externo ou como arquivos comprimidos comuns num local onde o MSI possa encontrá-los).

Arquivos MSI são atualmente o meio recomendado de se instalar programas no Windows.

Os MSI são executados por um arquivo EXE que é parte do Windows, chamado MSIEXEC.EXE. Este aplicativo lê os dados no arquivo MSI e executa a instalação.

Tudo sobre EXE

O Instalador do Windows é bem recente, principalmente a versão mais nova (3.0). Geralmente instalações que usam MSI ainda vêm com um EXE (SETUP.EXE, por exemplo). este EXE é chamado de ‘bootstrapper’. Ele não realiza a instalação, apenas checa se a versão correta do Windows Installer está presente no sistema, se não ele inicia o “MSI Redistributable” (MsiInstA.exe ou MsiInstW.exe, dependendo da plataforma) e então inicia o arquivo MSIEXEC.EXE contido no arquivo MSI. Em alguns casos (sobretudo em downloads da Internet), o arquivo MSI e o MSI redistributable são empacotados dentro do arquivo EXE, por isto você não os vê.

Resumindo: instalações podem ser feitas de 3 maneiras:

  1. Personalizada – Sistema de instalação de terceiros em um arquivo EXE.
  2. Usando o Instalador do Windows em um arquivo MSI.
  3. Arquivo EXE que inicia um arquivo MSI (que podem vir embutidos em um EXE).

Arquivos MSI servem apenas para instalações. Arquivos EXE podem ser qualquer coisa que possa rodar em seu computador.

Deixe seu Comentário