6 programas gratuitos que podem substituir o Office – AbiWord

Este é o 2º artigo da série “6 programas gratuitos que podem substituir o Office“.

AbiWord

Com o que o Microsoft Word se pareceria se você tirasse dele todos os botões, recursos e tralhas que nunca são usados, e se livrasse também dos odiáveis menus que foram impostos pela versão 2007?

Pode apostar que o resultado seria algo muito próximo do bom e velho Word simples, rápido e fácil do passado. Em vez de simplesmente viver na saudade, você pode baixar uma cópia gratuita do AbiWord.

Trata-se de um processador de texto open-source que se comporta muito como uma cápsula do tempo para o Microsoft Word em seu auge.

Não importa se os desconhecidos programadores projetaram de propósito algo para ressuscitar um editor de texto mais velho e melhor. O programa funciona com formatos antigos de documentos do Word e de outros softwares (apesar de não trabalhar com a extensão .docx, do Office 2007).

O visual do AbiWord é limpo e arrumado. No espaço de duas barras de ferramentas, o software consegue incluir 99% das tarefas que qualquer um pode precisar em um processador de texto, incluindo formatação, estilo, layout, corretor ortográfico, impressão, assim como símbolos, notas de rodapé, mail merge, inserção de arte.

Se você realmente precisar de algo mais exótico, como fórmulas matemáticas e tradução, pode adicionar esses recursos com plug-ins. Alguns já estão prontinhos esperando, outros ainda estão em desenvolvimento.

Caso você tenha uma necessidade urgente mas não tenha idéia de como realizá-la, pode oferecer uma gratificação aos vários programadores do AbiWord para um trabalho customizado.

Deixe seu Comentário