5 razões para ficar longe do Windows 7 Starter Edition

O Windows 7 já provou ter sido a grande jogada da Microsoft, desde o 98.

Mas nem todas as edições do Windows 7 são interessantes.

Uma versão que se tornou bem popular em países em desenvolvimento (onde os hardwares não são tão potentes) é o Windows 7 Starter, que vem instalado em netbooks, ultra-portáteis, e outros laptops de linhas mais simples, destinados a usuários que utilizam basicamente a navegação na Web, email e redes sociais.

Ainda que o Windows 7 Starter seja um sistema operacional sólido, ele tem uma série de desvantagens que as outras versões mais avançadas não apresentam. Veja os principais pontos fracos do Windows 7 Starter, e como eles podem prejudicar sua experiência com seu netbook.

1. Sem suporte a DVD
Isso mesmo: o Windows 7 Starter não reconhece nem toca DVDs. Isto pode até nem ser um grande problema para alguns usuários, já que os netbooks não incluem drive de DVD. Mas nem os players externos de DVD, que podem ser plugados em uma porta USB, não funcionam no Windows 7 Starter.

Um fator relacionado é que o Windows Media Center também não está presente no Windows 7 Starter, uma suite que permite a você assistir e gravar TV online, slide shows e editar filmes. Em outras palavras: ele tem ferramentas bem limitadas de multimídia.

2. Sem suporte ao modo 64-Bit
O Windows 7 Starter roda em modo 32-bit apenas. O que isto significa para você? Vários dos novos programas não vão funcionar no Starter, e muitos dos que vão rodar não terão um desempenho dos melhores. Computadores 64-bit te dão mais compatibilidade para o futuro, assim seu computador não ficará desatualizado. Seus programas do Windows XP acabam não rodando no Starter; e você não quer ter que pensar se o programa vai rodar ou não, toda vez que for instalar, quer?

3. Sem Interface “Aero”
Aero é aquela interface de transparência do Windows 7. O visual é lindo, além de funcional. Por exemplo: o Aero Peek te proporciona uma visão do fundo de sua área de trabalho, sem ter que fechar o programa. O Windows 7 Starter não permite isto. Não é uma grande perda? Talvez seu uso não seja tão avançado, mas na hora que você precisar ser mais eficiente, pode acabar travado.

4. Sem suporte a Tablets
Se você é dos que gostam dos novos modelos de computação tipo Tablet, pode esquecer. Com o Starter você não escreve na tela e nem tem recursos de touch-screen. Muitos netbooks já trazem funções de Tablet que, com o Starter instalado, acabam não podendo ser usadas. Uma frustração.

5. A Área de Trabalho não muda
Este parece ser um problema menor, mas acaba sendo uma das principais razões para usuários que atualizam o Windows 7 Starter para outra versão mais potente. O fato é que a área de trabalho é bloqueada, com o logo do Windows de fundo. Você não consegue personalizar com imagens ou fotos, de jeito nenhum. Nada de fotos dos amigos, bichos nem paisagens. As pessoas gostam de personalizar seu PC; isto reflete a personalidade do usuário, ou mesmo seus gostos.

O Windows 7 Starter tem toda a personalidade de um grão de areia…

Deixe seu Comentário