Windows Movie Maker portátil edita vídeos no pendrive

O Portable Windows Movie Maker é uma versão portátil do famoso editor de vídeos que vem junto com o Microsoft Windows XP e Vista.

Agora você pode carregar o editor para qualquer lugar que for, acessando a partir de seu pendrive, MP4, iPod, etc.

Se você nunca usou o Windows Movie Maker antes, verá como ele é muito simples para realizar edições e montagens básicas.

O programa abre em uma tela que lista as tarefas (Tasks).

Atenção! Antes de começar a usar o programa

Como o programa é portátil, basta extrair o conteúdo do arquivo. Mas, antes de começar a utilizar, certifique-se de executar o arquivo Runonce.EXE.

É importante dizer que alguns programas antivírus podem dizer que esse arquivo é uma ameaça ou um cavalo de tróia. Isso acontece porque o programa modifica alguns DLLs do Movie Maker do Windows. Mas não é uma ameaça real.

Depois disso, você pode abrir o Portable Windows Movie Maker utilizando o arquivo Moviemk.EXE. Para importar arquivos de vídeo ou de áudio, basta arrastá-los para dentro do programa.

Você também pode usar alguma das opções em Capture Video: From Video Device (Capturar de um dispositivo de vídeo, como webcam), Import Video (importar arquivos), Import Pictures (Importar imagens) ou Import Audio or Music (Importar Áudio ou Música).

Para ver todos os arquivos que você importou para o programa, clique no botão Collections (Coleções). Às vezes, cada vídeo importado vai para uma pasta de coleção separada. Sendo assim, a tela fica dividida com as coleções no lado esquerdo e os vídeos dentro de cada uma das pastas no meio. Você pode juntar todos os vídeos em uma só coleção, arrastando-os para dentro dela.

Editando o seu vídeo
Agora que você já tem os vídeos, sons e imagens que vai usar em seu vídeo, já pode começar a sua edição. Na parte de baixo da tela você verá um Storyboard, que é onde você faz a montagem das cenas do vídeo.

Editor de vídeo Windows Movie Maker portátil

Ou seja, a sequência em que cada vídeo deve aparecer, assim como a transição. Basta arrastar os vídeos para o Storyboard como você quiser.

Se você preferir uma edição um pouco mais completa, clique no botão Show Timeline. Dessa forma, ao invés de um Storyboard, você verá uma linha do tempo. A edição fica muito melhor dessa forma, pois você tem controle sobre ela.

A linha do tempo se divide em três partes: o vídeo, o áudio/música e os títulos. Os vídeos e sons podem ser simplesmente arrastados para o local e posicionados da maneira que você quer. A edição que você está fazendo pode sempre ser pré-visualizada no lado direito da tela, onde você encontra não só controles de reprodução, mas também um botão para realizar divisões no vídeo (para fazer cortes).

Se você quiser adicionar um título no seu vídeo, basta clicar no menu Tools > Title and Credits. Você pode escolher adicionar títulos no início do vídeo, durante ele, créditos finais etc. Basta selecionar a opção, definir qual o efeito do texto, escrevê-lo e pronto. Caso seja um título que fique por cima do vídeo (on the selected clip), ele vai aparecer na região Title Overlay, na linha do tempo.

Efeitos
Os efeitos que podem ser adicionados em seus vídeos podem ser encontrados em uma coleção chamada Video Effects. Há uma variedade enorme (alguns inclusive inéditos no Windows Movie Maker). Você pode pré-visualizar dando um duplo-clique sobre qualquer um dos efeitos. Para adicioná-los em um vídeo da linha do tempo, arraste o efeito até ele.

Transições
As transições são aqueles efeitos que ocorrem quando termina um vídeo e começa outro. Para ver todas as transições do programa, clique na coleção Video Transitions. Há uma grande quantidade de transições, várias delas novas no Movie Maker (assim como os efeitos). Você pode adicionar uma transição arrastando entre dois vídeos na linha do tempo.

Salvando o vídeo
Quando você terminar a edição do seu vídeo e estiver pronto para salvar o seu trabalho, clique no menu File > Save Movie File. Você deverá escolher em que local quer salvar (seu computador, por exemplo) e o nome do vídeo. Depois, haverá uma opção selecionada como padrão: Best quality for playback on my computer (melhor qualidade de reprodução para meu computador).

Basta clicar em Show More choices para que mais opções para salvar o seu vídeo apareçam, podendo definir por tamanho ou pelo estilo (em Other Settings). Depois disso, basta aguardar para que o seu vídeo seja salvo. Quando terminar, o programa avisará que o processo foi concluído.

www | Download

5 Comments

  1. cristiano 3 de dezembro de 2010
  2. L.M. 1 de outubro de 2009
  3. Eduardo Tetera 10 de agosto de 2009
  4. BRUXINHA 10 de agosto de 2009
  5. BRUXINHA 5 de agosto de 2009

Deixe seu Comentário