Veja porque o Netbook é ideal para levar à escola

Você viu, no artigo anterior, que o tamanho, peso e a autonomia a bateria são itens que têm um peso grande na hora de escolher um computador portátil para uso na educação.

Agora veja porque o Netbook é o computador portátil ideal para levar à escola.

Veja os pontos positivos:

CPU: O processador Intel Atom, que roda na maioria dos netbooks, é potente o suficiente para rodar o Windows XP. Vale até mesmo evitar um portátil com esse chip e que venha com Windows Vista; o desempenho dele não será tão bom.

Ofertas de Netbook no SubmarinoComeçam a surgir algumas alternativas, como os processadores VIA Nano e AMD Athlon Neo.

O chip da AMD é capaz de rodar o Vista e é mais rápido do que os convencionais chips de netbooks.

Mas ainda não é tão rápido quanto o que vemos nos ultraportáteis.

E a Intel já anunciou que irá apresentar sua versão de processador de baixo custo, chamado Core 2 Solo.

Memória: Você não encontrará muitos netbooks a venda com mais de 1 gigabyte (GB) de memória RAM. Mas se for possível, escolha um que permite atualização e faça o upgrade por conta própria – vale a pena.

Placa gráfica (GPU): Este item é quase nulo nesta categoria. Você normalmente terá uma placa integrada, responsável pelo ‘serviço básico’, suficiente para, por exemplo, rodar jogos mais simples. Fique atento a plataforma Ion da nVidia (que juntou o processador Intel Atom com uma placa nVidia GeForce 9400M), prevista para este mês no netbook Lenovo IdeaPad S12 e que promete rodar jogos 3D; preço previsto:menos de 500 dólares.

Tamanho e resolução da tela: Normalmente a dimensão da tela fica em 10 polegadas, mas alguns modelos já estão chegando a 12 polegadas. A resolução nativa dos netbooks é de 1024 por 600 pixels. Se precisar de uma resolução maior, conecte o netbook a um monitor e reinicie a resolução do aplicativo. Ou então verifique os modelos mais recentes dos fabricantes que já oferecem telas com 1024 por 800 pixels. O preço sobe em proporção semelhante.

Bateria: Quando os primeiros netbooks foram lançados, a duração da bateria era patética – cerca de 2 horas, com muita sorte e malabarismo do usuário. Hoje, já existem modelos com autonomia de até 9 horas com uma única recarga. Mas a média para um netbook é de 3,5 horas.

Teclado: O grande problema desta categoria é justamente o teclado e os botões do mouse que por vezes ficam em lugares bizarros. As pequenas teclas podem dificultar a digitação, portanto é imprescindível que se faça um teste ‘ao vivo’ antes de escolher. Por isso, antes de comprar pela web, procure conhecer o equipamento fisicamente.

Drive óptico: Que drive óptico? Este item é um diferencial em alguns modelos de netbooks. Se for necessário você pode comprar um drive óptico externo ou optar por um notebook econômico, que tem dimensões maiores que um netbook, mas configurações similares.

Dimensões: Normalmente pesam menos de 1,5 quilo e têm o tamanho de um caderno escolar, o que facilita carregá-lo e guardá-lo na mochila.

Conectividade: Este é o item principal desta categoria, que prega pela mobilidade. Geralmente terá três portas USB, entrada VGA, porte Ethernet, leitor de cartão de memória SD, webcam e saída para fone de ouvido e microfone.

Oferta de Netbooks no Submarino

Algumas operadoras de celular também oferecem estes modelos subsidiados com conexão wireless 3G embarcada. Entretanto, verifique se vale a pena pagar mais barato por um modelo de netbook que pode ficar obsoleto em breve, e ficar preso durante um ano pelo contrato. Opte também pelos modelos que possuam Wi-Fi.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Netbook é a melhor opção para levar à escola 15 de agosto de 2009

Deixe seu Comentário