Trote do “Orkut Ouro” causa confusão e pode dar cadeia

Horas depois de a brincadeira do “Orkut Ouro” ser descoberta, Pedro Vanzella ainda recebia e-mails com a senha de estranhos na tarde de ontem.

A mensagem que exigia informações de usuários para visualizar fotos bloqueadas surgiu como brincadeira entre amigos e se espalhou rapidamente – como tudo o que cai na rede.

Na madrugada de quinta, o gaúcho de Sapucaia do Sul criou imagens com a versão de um suposto serviço pago do Google e postou no seu álbum do Orkut. Depois, explicou em seu blog que, para se inscrever na “novidade”, interessados deveriam enviar suas informações para o e-mail pessoal dele.

– Para mim, estava evidente que se tratava de um trote – conta Pedro.

O universitário explica que esse tipo de brincadeira já rolou com outras redes sociais, como Facebook (para o qual criaram o falso Facebook Gold). Ou seja, para Pedro e seus amigos, era uma piada interna.

Até o final da tarde de ontem, o garoto já tinha recebido mais de 250 e-mails. Ele garante que abriu apenas os primeiros e passou a deletar os seguintes. Para Pedro, a curiosidade e a ânsia de usufruir de um serviço premium – mesmo sem saber direito do que se tratava – atraiu as dezenas de pessoas que lhe escreveram.

– Não utilizei nem pretendo usar essas senhas. Não acreditei que alguém fosse capaz de enviar essas informações – afirma.

A advogada Rubia Ferrão, especialista em direito eletrônico, garante que acreditar em trotes desse tipo ainda é comum no Brasil. Apesar de Pedro não ter tido nenhum proveito da situação, poderá ser processado pelo Google pela violação da marca e até por falsa identidade.

– Embora até o momento não haja indício de prejuízo financeiro, a empresa pode ser prejudicada posteriormente, por exemplo, no lançamento de um novo serviço, pois pode haver descrédito dos usuários a partir deste episódio – explica a advogada.

Ontem à tarde, o Google informou que “está apurando as circunstâncias da disseminação do mau uso da marca Orkut e irá tomar as medidas cabíveis contra seus autores”.

De consciência tranquila, Pedro está esperando uma decisão:

– Ainda acho que foi apenas uma brincadeira saudável.

Deixe seu Comentário