Skype já oferece serviço para celulares

O Skype prepara-se para dar mais um passo na distribuição dos seus serviços de telecomunicações através de um acordo de co-marketing com a iSkoot, uma empresa que desenvolveu um software para celulares que permite aos seus usuários realizar e receber chamadas através do Skype.

Como parte do acordo o software será promovido junto aos fabricantes e operadoras móveis.

Depois de instalado os usuários podem adicionar à sua lista de contatos do Skype e efetuar a chamada através do celular, da mesma forma como no PC, podendo também fazer chamadas utilizando o SkypeOut e receber chamadas Skype-to-Skype de outros usuários.

Jacob Guedalia, CEO da iSkoot, afirma que a ferramenta ITWire disponibiliza as mesmas funcionalidades que já eram oferecidas a quem estava habituado a “interagir com um grupo de pessoas através do computador”. Desta forma, devido à interface do software, é possível não só verificar quando os contatos estão online como permite mudar o seu status a qualquer momento.

Mas ainda existem desvantagens já que a um serviço móvel está sempre associado a um plano de tarifas. Desta forma, quando é efetuada uma chamada, a ligação é enviada a um servidor iSkoot que transfere a chamada para o serviço VoIP da Skype. Os usuários pagam a chamada para o servidor através do plano que têm contratado com a sua operadora. A porção restante das chamadas poderá ser gratuita, caso o destinatário da chamada seja um PC, ou descontada na conta SkypeOut, se a chamada for para um telefone comum.

No momento a funcionalidade está disponível apenas para os Estados Unidos, estando previsto para Europa e Ásia ainda este mês. Se os brasileiros não utilizassem tanto o MSN e mais o Skype, já teriam o serviço no Brasil.

Para utilizar o serviço é necessária ter a função GPRS ativa no celular para que o serviço de comunicação de dados permita a atualização das listas de contatos.

O iSkoot é compatível com os aparelhos da Motorola, Nokia e Sony Ericsson fazendo parte dos planos da empresa não só estender a oferta a outros celulares [Treo e BlackBerry] como suportar outros serviços de chamadas grátis entre PC, como o Google Talk.

Deixe seu Comentário