Sites governamentais do Reino Unido são desaprovados pelos usuários

Para um grande número de cidadãos britânicos, problemas de usabilidade dos canais web governamentais são os principais fatores que os fazer desistir de acessá-los

Por Fabiana Baioni

Parece que os cidadãos britânicos não estão gostando de utilizar os sites relacionados a órgãos governamentais. Foi o que anunciou o último relatório anual da Sociedade dos Gerentes de Tecnologia e Informação (Socitm). O relatório afirma que em 2009, o número de acessos aos sites dos conselhos locais quase não aumentou. Muitos sites ficaram mais difíceis de usar e os visitantes foram os que menos gostaram disso.

De acordo com o site The Inquirer o número de sites governamentais tidos como de excelente desempenho não aumentou, porém, alguns outros estão tão ruins que acabaram influenciando negativamente a opinião dos usuários em relação aos que estavam bons.

O autor do relatório, Martin Greenwood, advertiu que o estado dos sites dos conselhos pode piorar a medida em que cortes orçamentários são feitos para as áreas de comunicação e, para ele, a culpa é da gestão desses conselhos. Greenwood ainda afirma que a maioria das gestões não sabe reconhecer quão importante é o papel de um website na redução dos custos de empresas que possuem uma gestão eficaz das informações para seus clientes.

Ainda segundo o The Inquirer, o relator afirma que a importância de um bom canal web é crucial, uma vez que os acessos a esses sites aumentam toda vez que é anunciado alguma mudança orçamentária no país. Para ele, a prova disso é que os cidadãos buscam orientações e informações nesses mesmos sites e, por isso, eles deveriam receber uma atenção especial.

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