Samsung lança seu sistema operacional para smartphones

Windows Mobile, iPhone OS, Symbian, Android… são várias as opções de sistemas operacionais para smartphones disponíveis no mercado.

Agora, a Samsung resolveu entrar na briga.

Os planos indicam que os primeiros aparelhos com o sistema aberto da companhia, o Bada, devem chegar na segunda metade de 2010.

Logo após o anúncio do seu desenvolvimento, em meados de novembro, uma imagem do que poderia ser um suposto aparelho com suporte ao SO apareceu na web:

Samsung Bada ?
Hoje, em Londres, a companhia lançou oficialmente o Bada, e aproveitou para revelar alguns detalhes sobre a plataforma.

Porém a empresa não mostou ainda nenhuma imagem dos futuros smartphones e nem mesmo do sistema em funcionamento, o que deixa ainda algumas dúvidas no ar.

Mas já é possível ter uma ideia do que o novo sistema poderá oferecer.

Entre as informações reveladas oficialmente estão o uso de uma interface touchscreen e a presença de um sensor de movimento, através de um acelerômetro e do reconhecimento de proximidade e atividade.

Além disso, a companhia ainda revelou alguns de seus parceiros: Twitter, Capcom, EA, Gameloft e Blockbuster, o que significa que podemos aguardar o lançamento de vários games e serviços para os smartphones que rodem o novo sistema, bem como uma forte integração com as redes sociais.

Aliás, a parte que se refere ao desenvolvimento de aplicações também é uma preocupação da Samsung. Para incentivar os programadores, a companhia lançou o Samsung Bada Developer Challenge, que distribuirá um total de US$ 2 bilhões em prêmios.

A companhia afirma que sistemas operacionais como o Android e o Symbian são muito complicados, caros, e limitados geograficamente, o que justificaria o desenvolvimento de um SO próprio. A empresa afirma que o Bada é simples, barato e capaz de integrar aplicações para toda a sorte de atividades.

Deixe seu Comentário