Rio de Janeiro terá banda larga gratuita em todo o estado

A primeira licitação para o projeto de acesso integrado à banda larga gratuita no Rio de Janeiro será feita em março.
Até o final de 2010, as 92 cidades estarão conectadas a um backbone público (a espinha dorsal para uma rede de internet em alta velocidade).
Com o projeto Municípios Digitais, a Universidade Federal Fluminense (UFF) pretende completar ainda este ano o Corredor Digital do Vale do Café, que abrange as cidades de Piraí, Rio das Flores, Barra do Piraí, Valença, Vassouras e Rio Claro, além da Baixada Fluminense. Este é o início ao projeto em todo o Estado.
O projeto prevê a implantação de um sistema de comunicação digital local por meio da instalação de computadores em escolas, telecentros e em terminais públicos dos bairros. A ideia é promover a conectividade e garantir o acesso à internet e à banda larga gratuitos.
A licitação prevista para março vai priorizar o padrão de qualidade das empresas e visa a atrair investimento privado para o projeto, que se encarregará de montar a infraestrutura do backbone.
O município de Piraí já tem o processo de conectividade consolidada, com 100% da população coberta pela rede de banda larga. Rio das Flores e Quissamã vêm em segundo lugar, com 70% das casas conectadas à internet em alta velocidade.

Add Comment