Remova o ícone do QuickTime na barra de tarefas para sempre

O Quicktime (player da Apple) que vem como bônus quando você faz o download do iTunes, tem um comportamento que incomoda bastante – ele instala (sem pedir confirmação) um outro utilitário chamado QuickTime Task (qttask.exe) na barra de tarefas que roda automaticamente toda vez que você inicia o computador.

Esse QuickTime Task não chega a ser um spyware ou malware da Apple mas não serve para nada a não ser ocupar o já reduzido espaço na barra e torna lentos os processos de inicialização e finalização do Windows (mesmo que seja em alguns milisegundos).

E a perturbação não termina por aí. Mesmo que você consiga desabilitar a instalação do ícone do QuickTime pelo diálogo de preferências, é possível que o QuickTime ignore as configurações locais do usuário.

Aí vai uma dica simples para desabilitar o ícone do QuickTime na barra de tarefas permanentemente.

Inicie o Gerenciador de Tarefas do Windows, selecione o processo que diz qttask.exe e pressione delete. Isso deverá encerrar o processo.

Após isso, abra o editor de Registros e remova a seguinte entrada em
HLMSoftwareMicrosoft WindowsCurrentVersionRun

QuickTime Task – “C:Program FilesQuickTimeqttask.exe”

Depois, abra a pasta de instalação do QuickTime dentro do Windows Explorer (C:Program FilesQuickTime), selecione o arquivo qttask.exe e pressione F2. Digite qttask.exe.old e pressione enter. Ou melhor ainda, pressione delete.

Nota: O processo do qttask.exe é o que origina o ícone na barra de tarefas que você usa para acesso rápido às aplicações do QuickTime e adicionais configurações.

Se você gosta de usar o ícone da barra de tarefas para iniciar o QuickTime deixe o processo intacto, ainda que eliminar o ícone abra um espaço útil na barra de tarefas e no menu iniciar.

2 Comments

  1. Eduardo Tetera 17 de outubro de 2008
  2. luafklasf 17 de outubro de 2008

Deixe seu Comentário