Recupere os dados de seu HD

Quanto vale uma informação? Sem saber de que tipo ela é, fica difícil obter uma resposta objetiva. O PC de uma pequena empresa pode guardar desde as fotos da festinha de fim de ano até um projeto importantíssimo, no qual foram investidos anos de trabalho. E não é raro o backup de dados apresentar problemas na hora em que mais se precisa dele: quando um disco rígido vai para o espaço.

Se o dano é causado por formatação indevida ou algum arquivo é apagado por engano, existem programas que podem resolver o problema. Mas para problemas físicos, como tombos, defeitos elétricos, ou mesmo incêndios e enchentes, o melhor caminho é recorrer a uma empresa especializada na recuperação de dados.

A Info experimentou alguns serviços especializados em recuperar o conteúdo de HDs danificados. Para o teste, foram usados discos rígidos idênticos, gravados com uma seleção de 2,45 GB de arquivos, incluindo músicas, fotos, vídeos e documentos. Depois, foi a fase mais divertida, detoná-los. Para que os discos apresentassem defeitos semelhantes, quebraram um dos chips da placa controladora com uma pancada de chave de fenda.

Serviços à prova
Foram selecionadas empresas com escritório na cidade de São Paulo e duas foram dignas de nota por sua agilidade e eficiência: Hospital do HD e NatDisc. Os HDs foram entregues para a realização do diagnóstico na quinta-feira.

O Hospital do HD foi o mais ágil e o mais barato dos serviços. O disco rígido foi levado no final da tarde da quinta-feira e, no dia seguinte, às 9 horas da manhã, ligaram para informar o orçamento de 350 reais. Às 16 horas da sexta-feira, a equipe do teste já estava com todos os 2,45 GB de dados recuperados num DVD e o HD detonado dentro de uma embalagem de plástico para guardar de recordação.

A Natdisc foi a segunda a ligar. Um dia antes do prazo prometido, a empresa passou o orçamento de 450 reais. Os dados foram recuperados e entregues num DVD. Essas duas empresas identificaram o chip danificado na controladora e empregaram o mesmo método de recuperação. Elas acoplaram o HD a uma controladora externa. Isso permitiu ler os dados sem desmontar o dispositivo.

Agora você já sabe: se precisar recuperar seu HD, não tente fazer nada em casa (como congelar o disco e coisas do gênero) nem entregue seus dados preciosos a curiosos. Existem empresas especializadas no assunto.

Hospital do HD | Natdisc

Deixe seu Comentário