Recupere CDs e DVDs riscados facilmente

Por Douglas Ciriaco

Quer fazer voltar a funcionar aquele CD/DVD riscado que você não consegue mais usar?

Muitas vezes, depois de algum tempo de uso, CDs e DVDs acabam riscando e até chegam a ficar inutilizados.

Isso pode ocorrer por diversos motivos: manuseio incorreto, excesso de exposição, contato com sujeira, enfim, são vários os fatores.

Independente de como acontece, normalmente isso é um problema, pois podem gerar perdas irreparáveis de dados importantes.
Para isso, damos agora algumas dicas de como tentar recuperar estas mídias.

Importante

Nem sempre este método funciona completamente, portanto não nos responsabilizamos por possíveis danos que venham a ser causados nas mídias.

Recuperando CDs e DVDs

A primeira coisa a ser feita é lavar o CD/DVD com água e então deixá-lo escorrer um pouco antes de secá-lo com algo macio para não causar mais riscos.

Depois disso, apóie-o em algo firme (uma mesa ou uma pia, por exemplo) e então com uma pasta de dente (de preferência branca ou massa polidora fina de automóveis e aplique na mídia, desenhando círculos como se fosse um leitor, sempre fazendo pouca pressão.

Lavar a mídia não danifica o CDAgora, pegue um pano macio e repita a operação, removendo o excesso de massa/pasta em seu CD/DVD. Então, leve-o até a pia e lave novamente com muito cuidado, retirando todas as possíveis sobras de pasta/massa. Finalizado este processo, seque-o bem e certifique-se de que não restou nenhum resíduo do produto ou de água.

Pronto! Apesar de ainda ser possível ver os riscos, você acabou a tentativa de recuperar sua mídia. Agora basta testá-la e ver se deu certo. Se sim, aproveite para fazer uma cópia de segurança, sempre mantendo a original guardada, pois a legislação brasileira permite a realização deste tipo de cópia desde que se possua a versão original.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário