4 formas de capturar a tela no Android

Se você estiver tentando capturar a tela de um app no Android ou apenas querendo mostrar alguma configuração de seu aparelho a alguém, o processo de tirar essas fotos da tela é simples.

O Android a partir da versão 4.0 já traz o recurso de tirar screenshots (captura de tela, em inglês), mas se você ainda usa um aparelho com Android antigo a tarefa pode dar uma complicada.

Felizmente, em qualquer aparelho com Android você pode fazer uma imagem da tela sem precisar de nenhum malabarismo eletrônico.

Apenas por fazer um “root” no aparelho você já consegue vários recursos, como capturar a tela ao sacudir o aparelho ou via wi-fi pelo navegador.

Capture a tela no Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

Se você usa o Android 4.0 ou mais recente, isto é fácil. Basta apertar e manter pressionadas as teclas de Liga/Desliga + Volume Para Baixo, ao mesmo tempo. Você notará uma animação, indicando que a tela foi capturada e a imagem foi salva na Galeria.

Android SDK

Você pode capturar a tela em qualquer aparelho Android usando o Android SDK do Google. Após configurar o Android SDK, basta conectar seu celular ou tablet Android ao computador pelo cabo USB e abrir o SDK.

Este não é o aplicativo mais simples de usar, mas fica mais fácil após configurar o SDK.

AShot

AShot é um app gratuito para capturar telas em aparelhos Android, a partir do computador. Ele requer que o Android SDK esteja instalado e devidamente configurado. O AShot oferece muitas vantagens, incluindo o envio em tempo real da imagem do Android para o programa do Ashot no computador. Você nem precisa ficar apertando o botão de Atualizar.

Atalhos Padrão de Fábrica

Alguns fabricantes projetam atalhos especiais para captura de tela em aparelhos anteriores ao Android 4.0. Por exemplo, em muitos aparelhos Samsung, incluindo o Galaxy Note e o Galaxy S II (em versões anteriores ao Ice Cream Sandwich), você pode pressionar os botões Home + Liga/Desliga ao mesmo tempo para fazer uma captura de tela – na prática, basta pressionar e segurar o botão Home, e apertar rapidamente o botão de Liga/Desliga. No Galaxy S, pressione e segure os botões de Voltar + Liga/Desliga, ou pressione o botão de Voltar e dê dois toques no botão Home.

Captura de tela no Android
Aparelhos anteriores ao Android 4.0 usam diferentes atalhos – busque no Google se o seu aparelho possui algum atalho.

Apps específicos de alguns aparelhos

Alguns aparelhos trazem recursos que facilitam a instalação de apps para para captura de tela. Por exemplo, usuários dos Samsungs Galaxy S, Galaxy Tab e Galaxy S II (anteriores ao ICS) podem usar o Screen Capture Shortcut Free para captura de tela, sem precisar fazer root no aparelho.

Outro exemplo de app específico para aparelho é o AndroSS, que possibilita salvar imagens do Android sem acesso root em aparelhos com processador Tegra.

Deixe seu Comentário