Qual é o benefício das ferramentas sociais?

A pesquisa da Avanade também mostra que a maioria das empresas que adotaram ferramentas de colaboração social está observando benefícios e planejando adotar mais ferramentas sociais no futuro.

De acordo com estudo, os adotantes mais entusiasmados estão alavancando as tecnologias sociais no trabalho – aproximadamente oito entre dez tomadores de decisões (77%) e sete entre dez usuários finais (68%) relatam o uso de redes sociais corporativas.

Entre as companhias que empregam ferramentas de colaboração social nos dias de hoje, 82% querem utilizá-las mais no futuro.

No Brasil, esse número sobre para 96%.

Porém, em relação ao restante do mundo, as empresas nacionais ainda desconhecem toda a capacidade das ferramentas sociais para alavancar os objetivos traçados pela companhia.

Todos, entre tomadores de decisões de negócios e de TI, bem como os usuários finais, relatam resultados positivos de seu uso das tecnologias de colaboração social na empresa.

Os tomadores de decisões de TI relatam que estas tecnologias tornam o trabalho mais agradável (62%), os tornam mais produtivos (62%) e os ajudam a terminar o trabalho mais rapidamente (57%).

Para 50% das empresas brasileiras entrevistadas, as ferramentas de colaboração social são uma grande oportunidade para solucionar a questão do longo tempo diário gasto no trabalho com tarefas simples.

Em contrapartida, o principal desafio identificado pelas organizações nacionais está na ajuda aos novos funcionários para que eles aumentem suas performances a partir das redes colaborativas.

Com todas as percepções e resultados de negócios positivos, uma saudável minoria dos tomadores de decisões de negócios e de TI (23%) ainda não adotou ferramentas de colaboração social na empresa.

“As empresas têm uma variedade de necessidades e expectativas por trás da adoção das ferramentas de colaboração.

E a consumerização de IT aumentou as expectativas dos funcionários sobre as tecnologias sociais que eles podem usar para colaborar dentro e fora da organização”, diz Hamilton Berteli, CTO da Avanade Brasil.

O executivo acrescenta que a maioria das empresas nacionais pretende adotar novas tecnologias e acredita que isso irá melhorar a forma como seus colaboradores trabalham, e que isso reflete diretamente nos resultados na companhia.

Inovar e crescer continuam sendo as maiores prioridades e as ferramentas colaborativas podem ajudar”, finaliza Berteli.

Deixe seu Comentário